Após a derrota para o Grêmio na semana retrasada, a diretoria da Ponte Preta e o técnico Gilson Kleina anunciaram dois reforços para o ataque: o meia Maranhão e o atacante Zé Roberto. O primeiro já atuou duas vezes, mas a contratação do segundo foi vetada após a diretoria perceber que excedeu o limite de jogadores emprestados de uma mesma divisão. Zé Roberto, que pertence ao Bahia, seria o sexto atleta da Macaca a ter os direitos econômicos ligados a um adversário do mesmo campeonato – o que não é permitido pela CBF.
No atual elenco de Gilson Kleina já estão emprestados: Lucca, Yago (Corinthians), Negueba (Atlético-GO), Danilo Barcelos (Atlético-MG) e Maranhão (Fluminense). A diretoria se atentou para a possibilidade apenas horas antes da assinatura oficial de contrato, mas chegou a realizar exames médicos com Zé Roberto, que deve retornar ao Criciúma. O atacante de 23 anos disputava a Série B quando foi contatado pela diretoria pontepretana. Ele passou pela equipe campineira no segundo semestre do ano passado, mas foi devolvido ao Bahia no início da temporada. Se destacou pelo Mirassol no Paulistão.
Sendo assim, a Ponte Preta não poderá mais efetivar empréstimos de clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. A alternativa é realizar processos parecidos com os de Fernando Bob e Artur, emprestado pelo Internacional, ou Jadson, emprestado pela Udinese, da Itália. Pensando nisso e ainda buscando um camisa 9 para preencher o ataque, a equipe olha para o mercado sul-americano para encontrar jogadores com salário dentro do teto do clube e que não custe caro. Vale lembrar que Jorge Mendoza, ex-volante do Olímpia, e o atacante Luis Alí ainda não estrearam.
A Macaca voltou a Campinas nesta segunda-feira após a vitória em Curitiba contra o Atlético-PR por 2 a 0. Foi a primeira vitória da Ponte Preta como visitante no Brasileirão (quebrou jejum de 388 dias sem vencer fora de casa pela competição). Agora, o compromisso será diante do Sol de América pela Copa Sul-Americana. No primeiro jogo, vitória alvinegra por 1 a 0 com gol de Emerson Sheik. O time de Kleina jogará pelo empate para avançar à próxima fase e enfrentar o vencedor de Sport e Arsenal da Argentina.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)