Um dos maiores técnicos da história do Guarani, Oswaldo Alvarez completa nesta terça-feira 200 comandando a equipe campineira. São cinco passagens e um aproveitamento de 51,3%. Das 87 vitórias, a equipe do Só Dérbi separou cinco marcantes antes do jogo de hoje contra o Luverdense – adversário inédito na história bugrina.
5) GUARANI 5×0 SERTÃOZINHO – 2017
Sob comando de Vadão, o Guarani não costuma marcar muitos gols. É um time sólido e com vitórias apertadas. A goleada no Brinco de Ouro contra o Sertãozinho por 5 a 0 na Série A2 deste ano foi a maior diferença de um triunfo bugrino com o treinador.
4) GUARANI 3×2 PALMEIRAS – 1998
A temporada de 1998 foi marcada por altos e baixos na vida de Vadão com o Guarani. Os resultados não eram absolutos, mas o treinador já tinha moral com a diretoria. Foi neste ano que o Bugre protagonizou uma grande virada contra o Palmeiras. O time de Felipão formava a base que viria a conquistar a Libertadores. Arce, Júnior, Alex, Zinho, Paulo Nunes e outros. Quando o juiz apitou o fim do primeiro tempo no Brinco o placar apontava vitória do Verdão por 2 a 0. Mas, com gols de Samuel e Barata, o Bugre reverteu a desvantagem na etapa final. Não encontramos vídeos da partida, mas clique aqui para ver a ficha técnica do jogo.
3) GUARANI 2×1 PONTE PRETA – 2009
A campanha vitoriosa de 2009 não poderia ficar de fora. O acesso da equipe foi resumido no dérbi disputado no Brinco de Ouro: tranquilidade e confiança no trabalho. O Guarani abriu o placar, levou o empate, mas conseguiu a vitória com Bruno Aguiar. Como venceu no Majestoso no primeiro turno, Vadão obteve 100% de aproveitamento diante do maior rival em campanha impecável do alviverde.
2) GUARANI 3×2 VASCO DA GAMA – 1997
A idolatria por Vadão no Guarani começou em sua segunda passagem no Brinco de Ouro. Em 1997 foi contratado para comandar o time nos últimos cinco jogos do Brasileirão e uma missão: livrar o time do rebaixamento. E a salvação ocorreu na última rodada diante do Vasco em Campinas.
1) GUARANI 3×1 PONTE PRETA – 2012
A vitória que ficou conhecida entre os bugrinos como dérbi do século colocou o Guarani na final do Campeonato Paulista de 2012 contra o Santos de Neymar. Mas, para os torcedores do Bugre, a vitória por 3 a 1 no Brinco, com grande atuação de Medina, ficou mais eternizada do que o próprio segundo lugar na competição. E no banco estava Oswaldo Alvarez.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)