Em um jogo sem grandes emoções, o Guarani ficou no empate por 1 a 1 com o Brasil, em confronto realizado na tarde deste sábado, em Pelotas e válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o Alviverde com 51 pontos. A despedida acontecerá no próximo sábado, ás 17h, contra o Londrina, no estádio Brinco de Ouro.
Sem amarras e preocupações, as duas equipes fizeram uma partida voltada ao ataque. Limitações á parte, a criatividade era buscada apesar do estado pesado do gramado. E o esforço foi premiado rapidamente. Aos 16min, Itaqui arriscou de fora da área e acertou as costas de Wallace Pernambucano; o desvio deixou a bola em condições para Diego Miranda encher o pé e abrir o placar.
Nem deu para comemorar. Três minutos depois, o Guarani empatou com aquilo que podia apresentar de melhor. Rafael Longuine recebeu na meia esquerda, entrou na área e tocou na saída do goleiro para deixar tudo igual.
Agenor apareceu para segurar uma bola de Itaqui e outra de Alex Ruan. O Guarani por sua vez respondeu com Dener e agarrado por Marcelo Pitol.
Outro lance surpreendente surgiu no intervalo e com o autor do gol Rafael Longuine. “Queremos gradecer ao professor Umberto (Louzer) e a comissão. Se estamos aqui nestas condições, brigando até umas rodadas atrás, devemos muito a eles”, disparou.
Veio o segundo tempo e o trunfo bugrino foi os chutes de média e longa distância e Dener testava e exigia bom desempenho do goleiro Marcelo Pitol. Mas foi o Brasil de Pelotas que teve a vitórias aos seus pés. Itaqui levantou a bola na área; o zagueiro Phililpe Maia dividiu no alto com Camilo e o rebote ficou Leandro Leite na pequena área, mas o capitão do time gaúcho desperdiçou.
Já William Oliveira, aos 23min, viu seu chute ser defendido pelo goleiro Xavante. Após o apito final, os mandantes celebraram a permanência enquanto que o Guarani deixou o gramado com a sensação de que poderiam ter ido muito mais longe. (cronica de Elias Aredes Junior\foto de Carlos Insaurriaga)
FICHA DO JOGO
BRASIL
Marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Camilo, Heverton e Alex Ruan; Leandro Leite, Itaqui e Diego Miranda;Wellinton Júnior (Léo Bahia), Lourency (Caio) e Wallace Pernambucano (Michel).Técnico: Rogério Zimmermann
GUARANI
Agenor, Kevin, Philipe Maia, Fabrício e Romário; Willian Oliveira e Ricardinho; Denner (Felipe Rodrigues), Rafael Longuine e Erik (Matheusinho); Gabriel Poveda (Marcão).Técnico: Marco Antonio Ribeiro
Gols: Diego Miranda aos 16min e Rafael Longuine aos 19min do segundo tempo.
Pùblico: 3094
Renda: 42.700
Cartão Amarelo: Éder Sciola, Léo Bahia, William Oliveira
Juiz: Jefferson Ferreira de Moraes
Horário: 17 horas
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS)