Clubes de futebol do Brasil são pesquisados e decupados por empresas especializadas em finanças do futebol.
Uma delas é a Sports Value, que todos os anos divulga um levantamento para aferir o valor de mercado dos clubes, e que se transforma em importante balizamento para definição das negociações em torno da Sociedade Anônima do Futebol.
No caso do Guarani, as notícias trazem esperança.
De acordo com o levantamento, o valor de mercado do Guarani é de R$ 308 milhões. O resultado no entanto, representa um crescimento de 51,72% em relação ao que foi apurado na pesquisa divulgada relativa ao ano de 2020 e que era de R$ 203 milhões de reais.
O quadro reflete a estabilidade do calendário do Alviverde nos últimos anos, com participações constantes na divisão principal do Campeonato Paulista e da Série B do Campeonato Brasileiro. Também não há como ignorar a quitação das dividas trabalhistas.
O resultado poderia ser melhor caso o clube tivesse obtido pelo menos um acesso à primeira divisão no futebol nacional, além de participações mais constantes na Copa do Brasil. Afinal de contas, o regular pode ficar bom; e se um dia o patamar ficar bom, o excelente deve ser buscado.
(artigo escrito por Elias Aredes – foto de Thomaz Marostegan)