Com nove pontos ganhos e na zona de classificação da Série A-2 do Campeonato Paulista, o Guarani provoca preocupações e esperanças em seu torcedor. Se por um lado colheu empates contra postulantes a classificação (Taubaté, Bragantinho e Velo Clube) por outro lado o atual desempenho repete pela segunda vez uma invencibilidade de cinco jogos no certame. A primeira foi em 2011, quando sob o comando de Argel Fucks, o time somou 11 pontos, com três vitórias e dois empates.
Na sua primeira participação na Série A-2, em 2007, o Alviverde já tinha derrotas para Oeste ( 1 a 0) e Portuguesa e apenas três pontos acumulados após cinco jogos. Quando voltou ao torneio, em 2010, sob o comando do técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, a equipe tinha oito pontos somados após cinco jogos, mas carregava a derrota para o Oswaldo Cruz na rodada inaugural por 1 a 0.
Após ser rebaixado em último lugar no Campeonato Paulista de 2013, com 10 pontos, o Guarani voltou a Série A-2 e em 15 pontos disputados, a equipe treinada por Márcio Fernandes somou sete pontos, com derrotas para Velo Clube ( 3 a 1) e Marília ( 1 a 0), em Indaiatuba.
No ano passado, Marcelo Veiga vinha credenciado pela boa reta final na Série C do Campeonato Brasileiro e somou 10 pontos, mas amargou uma derrota na quarta rodada para a Matonense por 2 a 0, no Estádio Brinco de Ouro. Apesar da pontuação atual ser inferior, as perspectivas de final feliz não são desprezíveis.
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior-Foto de Rodrigo Villalba)