A Copa do Mundo terminou e podemos aproveitar os últimos dias de 2022 para fazer uma análise sobre o desempenho do futebol campineiro na ultima temporada. É algo importante para ser feito especialmente pela necessidade de detectar as falhas de planejamento e o que pode ser feito para aprimorar no próximo período.
Neste post vamos analisar o desempenho do Guarani. A análise será dividida em quatro partes. De 0 a 10 vamos dar uma nota para a participação bugrina no Campeonato Paulista, Copa do Brasil e na Serie B, sendo que por causa do grande número de jogos (38) da competição nacional vamos dividir e analisar cada turno separadamente.
Como as torcidas consideram o dérbi um campeonato à parte, uma vitória vale acréscimo de 0,5 ponto na contagem final e empate vale 0,25.
Na concepção deste portal o Guarani teve uma temporada nota 5,75.
Vamos destrinchar fase a fase. Acompanhe:
Campeonato Paulista: nota 05. Foi a reta final do trabalho de Daniel Paulista. Mesmo com jogadores limitados tecnicamente conseguiu a classificação e fez um jogo de boa qualidade diante do Corinthians e só saiu nos pênaltis. Nota 05.
Copa do Brasil- Depois de passar pelo Marica,, o Guarani perdeu na disputa por pênaltis para o Vila Nova. Cá para nós. Decepção. Nota 4,0.
Primeiro turno da Série B- Terminou com 18 pontos e na penúltima colocação. Uma vergonha. A ameaça do rebaixamento era real. Fruto dos problemas gerenciais do departamento de futebol. Nota 3,0
Segundo turno da Série B: O melhor momento do Guarani na Série B. Ficou em terceiro lugar com 33 pontos em 19 pontos. Uma arrancada espetacular comandada por Rodrigo Pastana nos bastidores e por Mozart no banco de reservas. Destaque para o desempenho acima da média da média do centroavante Yuri Tanque e o lateral-esquerdo Jamerson.
Balanço dos dérbis: no clássico do Paulistão, uma vitória avassaladora por 3 a 0. Na Série B, não saiu da retranca armada pela Ponte Preta no turno inicial e perdeu o clássico do Majestoso pelo placar mínimo. Conseguiu acréscimo de 0,75 na nota final.
Após verificar dá para dizer com segurança de que com pouco de planejamento e acerto nas contratações, o desempenho seria bem melhor. Vamos aguardar o que espera 2023.
(Elias Aredes Junior com foto de Thomaz Marostegan)