Todo mês de janeiro temos o costume de fazer promessas. Ou traçar perspectivas. Quando foi aberta a janela de contratações, os grupos de discussão de torcedores bugrinos traçaram o apocalipse. O executivo de futebol, Rodrigo Pastana foi xingado de nomes nada republicanos. Os atletas arregimentados foram detonados e a previsão era única: rebaixamento. Fim dos tempos.
Veio a estreia com o Botafogo e a vitória não amenizou o clima. Pelo contrário. Aos poucos, com confiança na sua capacidade, o Guarani empatou fora de casa contra a Internacional de Limeira, perdeu do São Paulo, bateu o Noroeste, sofreu um solavanco diante de Mirassol e Palmeiras e ganhou um jogo vital contra o Água Santa. Perdeu o dérbi e ficou envolvido em polêmica com arbitragem.
Torcedores do alviverde estão de muxoxo pelo empate sem gols contra o Novorizontino. Entendo a decepção, mas queria alertar para alguns detalhes.
Os 11 pontos conquistados já superam a horrível campanha do ano passado, quando uma vitória diante de um Red Bull Bragantino formado por reservas salvou a pátria. Hoje, o Alviverde superou a meta de 2024 e mostra muito mais virtudes. Ou existia algum volante melhor que Nathan? Ou a aparição de João Marcelo não deve ser valorizada? E João Victor? Não existe qualidade na sua presença? Pois é.
Vivemos tempos em que o jornalismo esportivo entra na onda desenfreada da cornetagem e deixa de abordar o médio e longo prazo. Se o torcedor recusar, é seu direito. Só que temos o dever de provocar reflexão.
A vitória seria agradável? Não há dúvida. As partidas contra São Bernardo, Corinthians e Velo Clube serão duras? Dispensável gastar argumentos.
Dito isso, é preciso reforçar: os jogadores do elenco, em sua maioria, são limitados. Mas são dignos. O treinador Mauricio Souza faz um bom trabalho. E lanço uma reflexão: se ao final da temporada, o Guarani conseguir o acesso na Série C ninguém vai lembrar de que lutou pela permanência no Paulistão. Não é pensar pequeno. É estabelecer prioridades e cumpri-las. O resto é acessório.
(Elias Aredes Junior com foto de Raphael Silvestre-Guarani F.C)