Acostumado a revelar grandes craques para o futebol brasileiro nas décadas passadas, o Guarani não tem tido êxito na tentativa de lapidar novos talentos. Ver atletas oriundos das categorias de base do clube tem sido uma cena cada vez mais difícil no Brinco de Ouro. Mas nesta terça-feira, diante do Londrina, Lisca pode quebrar um tabu de 20 meses.
Foi contra o Atlético de Sorocaba, na Série A2 de 2016, a última vez que mais de três atletas da base entraram em campo pelo Bugre como titular. Pintado escalou uma equipe com Léo Rigo, Lorran, Gabriel Rodrigues, Watson e Wesley para enfrentar a equipe sorocabana que estava rebaixada, mas acabou perdendo a partida por 2 a 1. Desde então, o clube não passou de dois titulares revelados pelas categorias de base.
Diante do Londrina, além do lateral Salomão, os atacantes Elias e Bruno Mendes treinaram entre os onze e são favoritos as vagas de Caíque e Richarlyson, que serão poupados. Bruno Mendes foi revelado por Vadão em 2012 e rodou o futebol nacional e internacional antes de voltar para ajudar a equipe na Série B. Já Elias é o caçula do elenco. Ele foi revelado por Lisca e receberá uma oportunidade como titular pela primeira vez na carreira.
Além dos três atletas mencionados, Matheus Serafim, Léo Rigo e Passarelli, também revelados pelo Bugre, estarão à disposição no banco de reservas e podem aumentar a lista de atletas da base usados por Lisca na reta final da Série B. O Guarani é o 14º colocado com 43 pontos e pode garantir a permanência na Segunda Divisão de 2018 se vencer o Londrina e o Boa Esporte derrotar o Luverdense.
O provável Bugre para o duelo desta terça-feira tem Leandro Santos; Lenon, Diego Jussani, Willian Rocha e Salomão; Baraka e Betinho; Luiz Fernando, Fumagalli (Juninho) e Elias; Bruno Mendes.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento/foto: Rafael Fernandes-GuaraniPress)