A vida é cheia de nuances. Surpresas. Debates ficam lotados de camadas. Após o empate do Guarani com o Mirassol por 2 a 2 na manhã deste domingo, na casa do adversário, em jogo pela quinta rodada do Campeonato Paulista uma pergunta salta aos olhos: o Alviverde ganhou um ponto ou perdeu dois? A resposta é correta sob qualquer ângulo de analise. Acredite.
Posso dizer que o Guarani ganhou um porque jogou às 11 horas, sob um sol criminoso e que tinha já atuado na quinta feira à noite contra o São Paulo. Ou seja, 60 horas de intervalo, o que contraria a recomendação realizada por autoridades esportivas que estipulam em 66 horas o período adequado de descanso. Se levarmos em conta que foi o primeiro ponto conquistado diante de equipe fora dos bichos papões também não há do que reclamar.
Ganhou mais do que um ponto ao verificarmos o golaço de Thiago Ribeiro. Esteve longe do ideal na maior parte do jogo? Pode ser. Mas já deu um lampejo de esperança. Não é pouco.
Agora, como posso rebater e reclamar com o torcedor inconformado com a perda de dois pontos se o Guarani tomou dois gols do mesmo zagueiro? Pior: Ferreira conviveu com Leandro Amaro no mesmo Guarani em 2016 e certamente conhecia suas características nas cobranças de bola parada. Lamenta-se o empate se levarmos em consideração que o adversário tinha sofrido sete gols antes do jogo deste domingo. Poderia ser melhor aproveitada a oportunidade.
Em um ponto, no entanto, todos devem concordar: se vencer o Botafogo de Ribeirão Preto no próximo final de semana, o trabalho de Osmar Loss ficará bem situado e o empate em Mirassol ficará em segundo plano. Porque a vitória apaga tudo no futebol. Até os vacilos. (análise feita por Elias Aredes Junior e foto de Marcos Freitas-Mirassol F.C)
FICHA DO JOGO
MIRASSOL
Tiago Cardoso;Daniel Borges, Willian Alves, Leandro Amaro e Carlos Renato; Riccieli, Yuri (Lelê), Simião e Jean Carlos (Carlão); Rodolfo e Wilson (Felipe Augusto). Técnico: Moisés Egert.
GUARANI
Kléver (Giovanni); Léo Príncipe, Diego Giaretta, Ferreira e William Matheus; Romisson, Ricardinho, Felipe Amorim (Inácio), Thiago Ribeiro e Lucas Crispim; Diego Cardoso. Técnico: Osmar Loss.
Gols: Leandro Amaro aos 24min do primeiro tempo; Thiago Ribeiro aos 03min, Leandro Amaro aos 23min e Diego Cardoso aos 47min do segundo tempo
Renda: R$ 16148
Público: 1001
Cartões Amarelos: Thiago Ribeiro, Diego Giaretta
Juiz: Thiago Luis Scarascati
Local: Estádio Municipal José Maria dos Campos Maia, em Mirassol