Palmeron celebra clima de paz, elogia atuação da PM e espera duas torcidas em 2019

1
1.196 views

A ausência de conflitos entre torcedores na semana do dérbi e a predomínio do clima de paz na cidade foram dois fatos comemorados por Palmeron Mendes Filho, presidente do Guarani, em entrevista coletiva.

“É muito importante frisar que o futebol ficou em primeiro plano. Nós tivemos um começo muito ruim em função da atitude de quatro delinquentes, prontamente isolados pela segurança pública. Eles foram identificados e, a partir deste momento, prevaleceu o espírito de dérbi. Estou sem dormir há três dias. É muita adrenalina e confiança, sempre sabendo da nossa responsabilidade”, confessou.

O mandatário esclareceu que os problemas costumam surgir fora dos estádios e elogiou a atuação dos responsáveis pela segurança. “A Polícia Militar de Campinas já fez trabalho com dérbi de duas torcidas e tivemos poucas ocorrências dentro do estádio, algo exemplar. Sou contra torcida única e estamos preparados para jogos com os dois lados. As ocorrências não são em torno do jogo, mas em locais mais afastados. Ainda sou romântico ao ponto de trabalhar para que haja presença de bugrinos e pontepretanos. As organizadas precisam evoluir neste sentido”, afirmou.

“O BAEP foi um órgão preciso. Não estamos preparados para oferecer segurança em dois treinos abertos no mesmo dia e horário pela questão da proximidade. O Guarani acatou o conselho, assim como a diretoria da Ponte Preta. Precisamos progredir muito nesta questão”, emendou.

Apesar de o Bugre ter vivido momento melhor em relação ao rival nos primeiros meses da temporada e de atuar em casa, o mandatário descarta qualquer tipo de favoritismo. “Não existe isso. É clássico. Como torcedor, já saí satisfeito em muitos deles em que entramos como azarão. Tenho certeza que não há favorito. O dérbi de hoje é da família bugrina, pais, mães, filhos e avós. O mesmo deve acontecer no segundo turno, quando a família pontepretana vai comparecer ao estádio. Faremos, no Brinco de Ouro, uma festa do futebol. Estou honrado de participar deste momento. O Guarani fez por merecer, estávamos disputando campeonatos inferiores e, dentro de campo, conquistamos o direito de prestar esta homenagem à torcida”, comemorou.

DUAS TORCIDAS EM 2019?

Com o acesso do Alviverde à elite do futebol estadual, um dérbi está programado para acontecer na primeira fase da Série A1 do Campeonato Paulista. Palmeron prometeu lutar para que o clássico, independente de onde seja realizado, possa contemplar os dois lados nas arquibancadas.

“Vamos lutar para que isso aconteça no Campeonato Paulista da Série A1. Não seria justo um dérbi de torcida única no primeiro turno e outra fórmula em agosto. Se quisermos pregar paz e moralização do futebol, não podemos, no momento em que nos favorece, defender a bandeira da injustiça. O que acontece agora será repetido no Moisés Lucarelli. Temos praticamente um ano para que este jogo seja com duas torcidas”, prometeu.

A matéria foi publicada antes dos confrontos entre alviverdes e alvinegros.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Letícia Martins – Guarani Press)