Ponte precisa de feito inédito para conquistar título em Itaquera

2
1.025 views

A Ponte Preta saiu em desvantagem na final da Série A1 do Campeonato Paulista. Contra o Corinthians, diante de mais de 17 mil torcedores no Majestoso, a equipe foi derrotada por 3 a 0 e precisará dar o troco com a mesma vantagem de gols para levar o jogo as penalidades ou então vencer por quatro gols de diferença.

O problema é que o Corinthians nunca levou quatro gols em sua Arena. A defesa corintiana só levou três gols em duas oportunidades, mas foram duas vitórias: 4 a 3 sobre o Sport e 5 a 3 contra o Penapolense. Das sete derrotas em 99 jogos em Itaquera nunca houve uma diferença maior do que 2 gols – neste ano apenas contra o Santo André no revés por 2 a 0.

Outro tabu que a Ponte Preta terá que reverter pela primeira vez na história é tirar uma vantagem de três gols em uma final de Paulistão. Em 1991, o São Paulo aplicou 3 a 0 no Corinthians no primeiro jogo e depois empatou sem gols. Já em 1999 e 2001, o próprio Timão construiu a mesma diferença em cima de Palmeiras e Botafogo, respectivamente, ficando com o título. E, por fim, o Santos aplicou 3 a 0 no Guarani e venceu o segundo por 4 a 2 em 2012.

Apenas em quatro ocasiões o perdedor do primeiro jogo conseguiu reverter a vantagem na segunda partida. Em 1993, o Palmeiras perdeu para o Corinthians por 1 a 0 e aplicou 4 a 0 no Palestra Itália. Em 1998, o São Paulo também foi derrotado para o Corinthians por 2 a 1 na ida, mas devolveu 3 a 1. Em 2007 e 2015, o Santos reverteu contra São Caetano e Palmeiras, respectivamente, e decidiu o título nos pênaltis.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)