A Ponte Preta segurou o 1 a 1 com a Caldense nesta quinta-feira à noite, no Majestoso e garantiu uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil. O empate foi decisivo porque no jogo de ida, em Poços de Caldas, a Macaca venceu por 2 a 1. Os gols foram marcados por Douglas Grolli e Tiago Azulão.
A equipe mineira chegou a acertar a trave da Ponte por duas oportunidades, teve mais domínio do jogo no primeiro tempo, mas a Macaca conseguiu se livrar de uma eliminação diante do seu torcedor. Wellington Paulista desperdiçou pênalti na segunda etapa e justificou o resultado da partida.
Mesmo com o técnico Alexandre Gallo garantindo que a Ponte Preta não jogaria pelo empate, o que se viu em campo foi o oposto. Acuada, a equipe não conseguia passar do meio-de-campo, irritando completamente os poucos torcedores que foram ao Moisés Lucarelli.
Tanto que criou apenas um perigo real ao goleiro Neguett. A Caldense, ao contrário, era todo ataque. Com mais posse de bola, dominava o meio-campo e só não conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo porque a Veterena pecou nas finalizações com Rafamar e Marcel. A única grande chance da Ponte Preta foi com Elton, aos 37 minutos, em cabeçada na trave. Intervalo de jogo: 0 a 0.
Restavam apenas 45 minutos para a oficialização da vaga. E a Ponte até passou a impressão que havia voltado mais interessada na partida. Até os 15 minutos da primeira etapa, foram três chances claras de abrir o marcador. A primeira na cabeçada de Douglas Grolli, a segunda na fraca finalização de Nino Paraíba e, depois, na forte finalização de Reinaldo. A Macaca ainda perderia um pênalti com Wellington Paulista aos 22 minutos em lance que causou a expulsão do goleiro Neguett.
Os gols da partida saíram na reta final do jogo. Tiago Azulão até deu esperanças ao torcedor da Caldense abrindo placar, mas Douglas Grolli, herói no jogo de ida, empatou aos 46 minutos após cobrança de escanteio. A Macaca avança para a próxima fase e espera o vencedor do duelo entre Venus (Rondônia) e ASA (Alagoas).
(Texto e reportagem: Júlio Nascimento / Foto: Fabio Leoni/PontePress)
FICHA DO JOGO
Ponte Preta –João Carlos; Jeferson, Douglas Groli, Fábio Ferreira e Reinaldo; Renato Augusto, Elton e Ravanelli (Cristian); Clayson (Nino Paraiba), Felipe Azevedo e Wellington Paulista (Taiberson). Técnico: Alexandre Gallo
Caldense – Neguett; Marcelo (Andrezinho), Marx, Paulão e Rafael Estevam; Marcel, Michel Benhami, Tiago Azulão e Ewerton Maradona; Marcinho e Rafamar. Técnico: Gian Rodrigues
Gols: Tiago Azulão aos 41 minutos do segundo tempo e Douglas Grolli aos 46 minutos do segundo tmepo
Público: 2.012
Renda: R$ 26.670,00
Cartões amarelos: Marcel e Rafamar
Cartão vermelho: Neguett
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas