A Ponte Preta deu na noite de terça-feira (31) o pontapé inicial para a sua terceira participação em quatro anos na Copa Sul-Americana. No sorteio realizado em Luque, no Paraguai, e que contou com a presença do gerente de futebol Gustavo Bueno, a Macaca recebeu como primeiro oponente no sorteio o argentino Gymnasia Y Esgrima da Argentina e com a decisão na cidade de La Plata. O clube foi campeão nacional em 1929. No atual Campeonato Argentino, após 14 rodadas, o time argentina está na 16ª posição com 18 pontos ganhos entre 30 participantes.
Caso consiga classificação, a Macaca terá que aguardar novo sorteio para saber seu próximo adversário.
Se depender do desejo da torcida pontepretano, o ano de 2017 poderá ser a reprise do que aconteceu em 2013, quando a Alvinegra fez a decisão o Lanús, quando perdeu a final por 2 a 0 em Buenos Aires.
Nesta primeira fase serão 44 equipes divididas em 22 chaves e farão a competição no sistema de mata-mata. Confira os confrontos que envolvem times brasileiros: Corinthians x Universidad do Chile (CHI);Ponte Preta x Gimnasia La Plata (ARG);Sport x Danubio (URU); Cruzeiro x Nacional (PAR); Defensa Y Justicia (ARG) x São Paulo; Fluminense x Liverpool (URU)
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)