Com boa apresentação no segundo tempo, a Ponte Preta superou suas deficiências e arrancou um empate por 1 a 1 com o Internacional (RS), em jogo realizado nesta quinta-feira no estádio Beira-Rio e válido pelo Campeonato Brasileiro. Com 46 pontos e livre do rebaixamento, a Alvinegra buscará uma nova vitória contra o Fluminense, domingo, no Majestoso.
Tudo dentro do previsto nos minutos iniciais. Sem inspiração no meio-campo e com necessidade de vitória, o Internacional adiantou sua marcação e forçou o erro da zaga pontepretana. Valdivia e Anderson procuravam os espaços e conseguiam encontrar as brechas apesar da marcação feita por três volantes pontepretanos, no caso, João Vitor, Wendel e Matheus.
Para completar o enredo sem sentido, William Pottker ficava isolado na frente enquanto Felipe Azevedo e Clayson corriam para auxiliar os companheiros do setor de marcação. Tanto desdobramento revelou-se inútil diante das falhas de posicionamento e o gol colorado aos 12min. Após troca de passes entre Anderson e Valdivia, o segundo teve o espaço suficiente para tocar para as redes.
A partir deste instante, foram 36 minutos com o mesmo roteiro: luta, disposição e pouquíssima inspiração. O quadro para a Macaca era pior porque não existia contra-ataque, nem com Clayson, incapaz de passar pela marcação de William.
Vem o segundo tempo e Eduardo Baptista tentou sacudir o panorama com a saída de Felipe Azevedo e a entrada do centroavante Wellington Paulista e a retirada do zagueiro Douglas Grolli e a entrada de Rhayner.
Demorou, mas o efeito surgiu aos 10min em lançamento nos pés de Pottker, autor de chute cruzado defendido por Danilo Fernandes. Na sequência, aos 11min, o escanteio foi cobrado por Clayson e Antonio Carlos conferiu de cabeça e deixou tudo igual.
A melhoria pontepretana foi evidente. Com Rhayner na faixa c entral e ao utilizar sua técnica e força física, soube levar a bola ao campo de ataque e criar novas alternativas. Nem mesmo uma chance desperdiçada por Anderson intimidou a Alvinegra, quase autora da virada aos 26min após cabeçada perigosa de Clayson.
Na reta derradeira do confronto, a Macaca não prendia a bola e dava espaços e oportunidades ao time colorado, que teve sua chance preciosa aos 40 min, em chute forte de Nico Lopes e Aranha surgiu para assegurar o resultado.
FICHA DO JOGO
Internacional-RS
Danilo Fernandes;William, Paulão, Ernando e Geferson; Anselmo, Rodrigo Dourado, Eduardo Sasha (Aylon), Anderson (Nico Lopes) e Valdívia (Ceijas); Vitinho. Técnico: Celso Roth
Ponte Preta-SP
Aranha;Nino Paraíba, Douglas Grolli (Rhayner), Antônio Carlos e Breno Lopes; João Vitor, Wendel e Matheus Jesus;Felipe Azevedo (Wellington Paulista), William Pottker (Ravanelli) e Clayson.Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Valdivia aos 12min do primeiro tempo; Antonio Carlos aos 11min do segundo tempo.
Renda: R$ 388,773
Público: 32734
Cartões Amarelos: Nino Paraíba, William Pottker, Anselmo
Juiz: Heber Roberto Lopes
Local: Estádio Beira Rio, em Porto Alegre