São tantas baixas ao longo das partidas que Eduardo Baptista nunca repetiu a escalação desde que chegou na Ponte Preta, no dia 21 de setembro. Diante do Grêmio, quarta-feira, em Campinas, ele armará seu 9º time diferente por conta do mesmo problema: desfalques. A Macaca chegou a marca de 30 escalações diferentes em 32 rodadas e assumiu a liderança de time que mais roda os onze escalados.
Contra o Tricolor Gaúcho, Eduardo Baptista terá que mexer na escalação porque Nino Paraíba recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Bahia e não estará à disposição. As voltas dos titulares Emerson Sheik e Danilo Barcelos, além de Naldo, também obrigam o técnico a mexer novamente na equipe.
Outra preocupação da comissão técnica é sobre o número de jogadores no departamento médico. O jovem atacante John Kléber ficou 12 minutos em campo em Salvador antes de sofrer uma entorse e ser substituído. Ele ainda aguarda uma avaliação clinica completa do departamento médico para saber se terá condições de enfrentar o Grêmio. Baptista ainda aguarda a liberação do volante Wendel e do atacante Léo Gamalho, que não ficaram à disposição no final de semana.
A Ponte Preta está na 18ª colocação com 35 pontos em 32 rodadas. Com nove vitórias, oito empates e quinze derrotas, o aproveitamento da equipe é de 36,5% e as chances de rebaixamentos chegaram a 69%, segundo o matemático Tristão Garcia.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)