Umberto Louzer, dérbi de 2018 e a proximidade do acerto de contas com a história

0
1.445 views

O Guarani tem 40 pontos está próximo do grupo de classificação da Série B. A reação é evidente sob o comando de Umberto Louzer. O poder ofensivo é mais efetivo, o sistema defensivo dá sinais de estabilidade e dentro do Brinco de Ouro a equipe tem uma capacidade invejavel, já que é a terceira no ranking dos mandantes com aproveitamento de 72,22%. Se tivesse vencido CRB e Juventude, o quadro seria melhor.

Mas o treinador bugrino parece não ter conquistado todos os coração e mentes das arquibancadas. O técnico parece encontrar-se em dívida. E está. E o dia do pagamento tem dia e hora marcada: o dia 01º de setembro, às 21h30, quando enfrenta a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli.

Umberto Louzer foi campeão da Série A-2 com o Guarani. Ficou em nono lugar na Série B de 2018 e levantou a taça ao conquistar a segundona com a Chapecoense. Só que não adianta. No dia 05 de maio de 2018, a Ponte Preta venceu o clássico por 3 a 2 diante de 18 mil bugrinos e muitos acreditam até hoje que Louzer não teve a leitura adequada da partida e que João Brigatti, então auxiliar técnico da Ponte Preta, conseguiu transmitir aos titulares da Alvinegra os meandros e possibilidades deste jogo único.

Não adianta pedir para o torcedor bugrino nutrir um outro comportamento.

Ele é assim.

Em 2009, o acesso à divisão de elite nacional teve sabor completo porque veio acompanhada por duas vitórias diante da principal rival. O vice-campeonato paulista de 2012 ficou até em segundo plano devido ao fato de ter vencido o dérbi do século nas semifinais.

Por outro lado, a Série B de 2011 teve um gosto amargo porque, apesar da permanência, a equipe perdeu o derbi do turno inicial por 2 a 0 e no returno assistiu a uma performance impecável de Renato Cajá e uma vitória por 3 a 0.

Não há saída. Se vencer o dérbi, Umberto Louzer ganhará tranquilidade para dar o sprint final e receber um apoio maior. Empate ou derrota deixará a relação com a torcida no campo da desconfiança. Ganhar do Sampaio Côrrea seria o pressuposto para construir uma semana de trabalho mais tranquila.

Ou seja, chegou o momento de fazer um acerto de contas com a história. Que Umberto Louzer tenha noção do desafio.

(artigo escrito por Elias Aredes Junior- foto de Thomaz Marostegan-Guarani F.C)