A solução encontrada pela Ponte Preta para driblar o pouco recurso financeiro foi o de apostar nas categorias de base. A tática adotada por Gustavo Bueno e Vanderlei Pereira no ano passado, contratando Wendel, Rodrigo e Emerson Sheik, não foi repetida para 2018. Só no jogo de hoje contra o Corinthians, no Pacaembu, serão cinco atletas revelados pelo clube.
A noite na capital paulista será marcada por estreias profissionais. Os volantes Marquinhos e Vitinho são presenças garantidas e vestirão, pela primeira vez, a camisa do time principal da Macaca. Também será a primeira partida do goleiro Ivan como titular. O arqueiro atuou nos minutos finais da partida contra o Coritiba, em 2016, na última rodada do Paulistão.
Já Jeferson, titular da Ponte desde 2016, pode ser considerado mais experiente. Além dele, Emerson fará seu sétimo jogo pelo time profissional da Ponte Preta e o centroavante Yuri chegará a marca de 11 duelos.
Nas vésperas do confronto, Eduardo Baptista deixou claro que a prioridade é mesmo valorizar a base pontepretana. “Eu quero jovens e competentes. Uma das minhas exigências era priorizar a base”, disse. O treinador fez questão de assumir a responsabilidade pela quantidade de jovens relacionados para o jogo. “A única responsabilidade que eles têm é fazer o que eu peço. Pressão por resultado, eu assumo”, completou.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)