Ligamento x cirurgia: entenda a lesão sofrida por Anderson, novo reforço do Guarani

0
1.473 views

O Guarani anunciou na tarde de ontem a contratação do zagueiro Anderson de Jesus, de 22 anos, por empréstimo junto ao Grêmio até novembro. O defensor foi titular no início do Campeonato Gaúcho, mas sofreu uma lesão de ligamento colateral no joelho no dia 17 de janeiro, mas optou pelo tratamento sem intervenção cirúrgica.

A equipe do Só Dérbi entrou em contato com o Dr. Rogério Silva, especialista na recuperação de atletas, para esclarecer ao torcedor o condicionamento físico do novo reforço bugrino. O médico explicou que o procedimento usado com Anderson é chamado de tecarterapia, que utiliza radiofrequência para ajudar na cicatrização. Não há necessidade, assim, de cirurgia.

O machucado de Anderson Jesus é tratado no Guarani como idêntico ao sofrido recentemente por Gabriel Jesus no Manchester City. No caso do atacante da Seleção Brasileira, foram dois meses de recuperação, mas Anderson precisou de pouco mais de um mês parado para voltar aos trabalhos com bola.

“A região do joelho tem vários ligamentos e músculos que ajudam na estabilidade da área. A boa notícia é que o ligamento colateral medial, conhecido como LCM, quase nunca precisa de cirurgia até nas rupturas completas”, completou Silva.

O médico, entretanto, reforçou a necessidade de estabelecer um tratamento de fisioterapia intenso para recuperar o movimento completo do joelho. “Nos quadros de lesão do ligamento colateral é possível que haja uso de medicação para aliviar a dor, mas não é o recomendado para os atletas. Intensas sessões de fisioterapia já estabelecem uma recuperação sadia”, finalizou.

Anderson Jesus já está regularizado no BID da CBF e ficará à disposição de Umberto Louzer na partida contra o Rio Claro, domingo, no Brinco de Ouro. No Bugre, ele terá a concorrência de Lucas Kal, Philipe Maia, Fernando Lombardi e do reintegrado Alef.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento/foto: GuaraniPress)