A quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2018 será lembrada eternamente na memória dos pontepretanos, enquanto os bugrinos buscam esquecê-la o mais rápido possível. Isso porque a Macaca levou a melhor no dérbi e, depois de cinco anos, voltou a vencer o rival, novamente no Brinco de Ouro, por 3 a 2, em noite iluminada do atacante André Luís, autor de dois gols.
O resultado positivo faz com que os comandados de Doriva escalem cinco posições na tabela e cheguem ao oitavo lugar com seis pontos ganhos. Além disso, afunda o rival, atual 16º colocado, com três, na beira do rebaixamento.
O CLÁSSICO DE CAMPINAS:
O duelo com 106 anos de história registra 191 confrontos e é marcado pelo equilíbrio. Historicamente, a vantagem é bugrina (66 vitórias), além de 62 empates, 62 vitórias alvinegras e um resultado desconhecido.
QUEM VEM PELA FRENTE?
O Alviverde não tem tempo para lamentações e já foca suas atenções diante do Criciúma. O time comandado por Umberto Louzer enfrenta o vice-lanterna da competição, ainda zerado, já nesta terça-feira, 08, no Brinco de Ouro da Princesa, às 19h15.
A Macaca, por sua vez, entra em campo contra o líder Vila Nova, no domingo, 13, às 16h, no Serra Dourada. Antes disso, na quinta-feira, visita o Flamengo, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
AINDA INVICTO:
O Vila Nova, depois de quatro jogos, é o único participante com 100% de aproveitamento. Primeiro colocado com 12 pontos, o time goianiense soma oito gols marcados e apenas dois sofridos. Fortaleza e Paysandu, com dez, e CSA, com nove, fecham o G4.
MÉDIA DE GOLS:
Nos dez jogos, foram 29 gols marcados, média de 2,9 por confronto. Do total, 13 foram feitos pelos times da casa, equivalente a 44.8%, ao passo que 16 foram marcados pelos visitantes. O duelo em que a rede mais balançou foi justamente em Campinas – cinco vezes – no histórico dérbi centenário entre alviverdes e alvinegros.
APOIO DA TORCIDA? QUE NADA!
Nas dez partidas desta quarta rodada, quatro mandantes venceram. CSA, Juventude, Vila Nova e Ponte Preta mostraram força e eficiência fora de seus domínios e garantiram três pontos. Em compensação, apenas Brasil de Pelotas e CRB saíram com o triunfo diante dos seus torcedores.
UM PARA CADA LADO:
A rodada registrou quatro igualdades por 1 a 1. O resultado havia se repetido apenas três vezes anteriormente. A equipe que mais empatou, por enquanto, é o São Bento – três oportunidades, curiosamente todos por 1 a 1. O time de Sorocaba ocupa a décima posição, com seis pontos, ainda sem saber o que é perder.
DECISIVO!
Willians Santana foi o nome do final de semana. O meio-campista do CRB marcou os três gols na vitória do time alagoano sobre o Atlético-GO e alcançou feito inédito na carreira. O hat-trick levou o jogador de 29 anos à artilharia da Série B do Campeonato Brasileiro, ao lado de Renato (Avaí), João Paulo (Criciúma) e Bruno Lopes (Oeste).
O atleta, para quem não se lembra, tem bastante experiência e rodagem no futebol. Soma passagens por Vitória, Palmeiras, Fluminense, Sport, América-MG, Matsumoto Yamaga (JAP), Bahia, Atlético-GO e Avaí.
RESULTADOS DA RODADA #4:
Criciúma 1 x 3 CSA
Boa Esporte 1 x 2 Juventude
Brasil de Pelotas 1 x 0 Figueirense
Londrina 1 x 1 Fortaleza
Sampaio Corrêa 1 x 1 Paysandu
CRB 3 x 1 Atlético-GO
Oeste 1 x 1 Coritiba
Avaí 1 x 1 São Bento
Goiás 1 x 3 Vila Nova
Guarani 2 x 3 Ponte Preta
(texto e reportagem: Lucas Rossafa)