Para conseguir a classificação para a próxima fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o Guarani reconhece a busca pelo equilibrio em todos os setores e por enquanto o setor ofensivo desempenha a sua tarefa. Pesquisa pelo Só Dérbi comprova que a atual participação é a melhor quando o tema é balançar as redes na atual fórmula de disputa, em vigor desde 2012.
Em 2013, sob o comando de Tarcisio Pugliese, o time bugrino não tomou nenhum gol nas seis rodadas iniciais e marcou apenas três. A equipe ocupava a terceira posição com 12 pontos.
No ano seguinte, o técnico Evaristo Piza somou apenas cinco pontos e seu time titular anotou cinco gols. O time ocupava a oitava posição com oito pontos.
No ano passado, com seis confrontos realizados, os técnicos Ademir Fonseca e Paulo Roberto somaram sete pontos e alcançaram a sexta colocação e com seis gols anotados.
Na atual temporada, a história parece querer trilhar um rumo diferente. O Alviverde é lider com 14 pontos, e tem 10 gols marcados. A igualdade com a Portuguesa foi o primeiro jogo sem gols do Guarani na competição.
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)