O desempenho do Guarani no returno ainda está longe do ideal para Umberto Louzer, porém já é o suficiente para superar a campanha nas oito primeiras rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. Se entre abril e maio o Bugre sofreu com a reformulação do plantel, a perda de jogadores titulares por lesão e ainda vivia a euforia pelo acesso na Série A2 do Campeonato Paulista, nos meses de agosto e setembro conseguiu diminuir a instabilidade e viu o sistema defensivo se fortalecer na busca de melhores resultados sob comando de Agenor e Fabrício Dornellas.
Em levantamento realizado pelo Só Dérbi, o Alviverde somou 12 pontos após a virada do turno contra 10 na etapa inicial, um crescimento importante num torneio tão equilibrado. Nas duas fases, o time campineiro foi derrotado pelo Fortaleza e ganhou do Sampaio Corrêa. O fato mais lamentado pelos torcedores foi não ter vencido a rival Ponte Preta.
Em sétimo lugar com 41 pontos, o Guarani volta a campo no sábado, quando enfrenta o CSA, vice-líder, no Brinco de Ouro da Princesa, às 19h.
1º turno:
Fortaleza 2 x 1 Guarani
Guarani 2 x 0 Sampaio Corrêa
Atlético-GO 3 x 2 Guarani
Guarani 2 x 3 Ponte Preta
Guarani 1 x 0 Criciúma
Goiás 1 x 1 Guarani
Guarani 2 x 0 CRB
Juventude 1 x 0 Guarani
- 10 pontos: três vitórias, um empate e quatro derrotas
2º turno:
Guarani 2 x 3 Fortaleza
Sampaio Corrêa 0 x 2 Guarani
Guarani 2 x 0 Atlético-GO
Ponte Preta 0 x 0 Guarani
Criciúma 0 x 0 Guarani
Guarani 0 x 2 Goiás
CRB 1 x 1 Guarani
Guarani 1 x 0 Juventude
- 12 pontos: três vitórias, três empates e duas derrotas
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Letícia Martins – Guarani Press)