Dérbi 196: FPF e Prefeitura definem posicionamentos para evitar propagação do coronavírus

2
2.346 views

A propagação do coronavirus em todos os continentes e o adiamento de eventos esportivos colocou em lados opostos a Federação Paulista de Futebol e a Prefeitura Municipal de Campinas em relação a realização do dérbi 196, marcado para segunda-feira, às 20h, no estádio Brinco de Ouro.

No final da manhã de quinta-feira, o governo de São Paulo, João Dória, concedeu entrevista coletiva em que anunciou medidas de combate a doença e afirmou que não implantaria qualquer medida restritiva com eventos culturais e esportivos e que a resolução caberia aos seus organizadores. Imediatamente, a Federação Paulista de Futebol, soltou um comunicado e esclareceu que as divisões do Campeonato Paulista devem transcorrer normalmente. “A FPF enviou aos clubes recomendações de prevenção ao novo Coronavírus, solicitando inclusive que casos de suspeita da doença sejam comunicados ao Ministério da Saúde, mas também à FPF, para que outras medidas preventivas sejam tomadas.

Assim, até o momento, nenhuma rotina deverá ser modificada dentro da programação dos jogos da Federação Paulista de Futebol. A Comissão Médica estará atenta se algum fator inesperado justificar qualquer mudança”, afirmou o comunicado.

Mas em entrevista a Rádio Bandeirantes, o secretário de saúde, Carmino Souza afirmou que faria nesta tarde uma reunião com o secretário de esportes, Dario Saadi, a respeito do tema. “A nossa recomendação é geral. Eu não olho para um ou outro evento. Deveria ser fechado ou adiado. A Saúde não quer interferir mas ele tem que recomendar. Porque se acontecer uma transmissão nós seremos responsabilizados”, afirmou o secretário de saúde de Campinas. “Neste momento em que tentamos transmissões comunitárias grandes aglomerações não são desejáveis”, completou o secretário. A reunião dos dois secretários não tinha terminado até a publicação desta matéria. A decisão, no entanto, terá status de recomendação e a Federação Paulista poderá realizar o jogo mesmo se a Prefeitura Municipal recomendar algo diferente.

Posicionamento dos clubes

Após contato da reportagem do Só Dérbi, a diretoria da Ponte Preta enviou o seguinte comunicado por intermédio de sua assessoria de imprensa: “A Ponte Preta está em contato permanente com a prefeitura e acompanhando a reunião técnica na prefeitura. A Ponte entende a seriedade do tema e irá aguardar a decisão tomada na reunião para se manifetar a respeito”, afirmou. O presidente do Guarani, Ricardo Moisés, afirmou que irá viabilizar a aquisição de informações junto às autoridades públicas e posteriormente irá se manifestar.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)