Botafogo (SP) 2 x 0 Guarani: enrola, toca e exibe falhas nas conclusões. E pagou caro

0
1.521 views

Após um primeiro tempo marcado pela ineficiência ofensiva, a qualidade caiu na etapa decisiva e o Guarani perdeu do Botafogo por 2 a 0, em jogo realizado na noite desta quinta-feira, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo. O resultado deixou o Alviverde com 16 pontos e na segunda colocação do grupo D.

O técnico Thiago Carpini decidiu inventar na escalação. Improvisou Renanzinho na lateral-direito e Bidu foi para a reserva enquanto que Cristóvam foi deslocado para o lado esquerdo. Artur Rezende entrou no time titular para fazer parceria na criação com Lucas Crispim.

Como a construção das jogadas sempre começava com o zagueiro Bruno Silva, existia a garantia de infiltrações pela faixa central e inversões de jogo para surpreender a zaga adversária. Conseguiu por diversas vezes, mas não construiu a vantagem devido a incompetência nas conclusões e por um imprevisto, a lesão de Giovanny, que produziu a entrada de Eduardo Person.

Enrolado em suas limitações, o Botafogo parecia perdido e sem rumo. Aproveitou para o intervalo para patrocinar as entradas de Ronald e Rafinha nos lugares de Gustavo Henrique e Gabriel Calabres, respectivamente. Thiago Carpini também apostou na estreia de Waguininho no lugar de Alemão.

A Pantera foi mais inteligente e se deu melhor aos 05min. Matheus Anjos – que já vestiu a camisa bugrina- bateu falta pelo lado esquerdo e encontrou a cabeça de Wellington Tanque, que não perdoou.

Foi buscada uma melhoria do poder de marcação com a entrada de Marcelo no lugar de Deivid.  Sem imaginação e criação, logo aos 19min, o Alviverde promoveu as entradas de Junior Todinho no lugar do Rafael Costa enquanto que Bidu entrou em substituição a Renanzinho e deslocou Cristóvam para o lado direito. Efeito imediato: pelo lado esquerdo, Bidu e Junior Todinho, tentaram reeditar a dupla formada antes da paralisação.  O volume de jogo melhorou, a agressividade ofensiva foi retomada.

Isso não inibiu o Botafogo que utilizava o contra-ataque e deixava o Guarani encurralado e apreensivo, mas ainda teve ainda a brecha para perder gol aos 45min, em chute de Marcelo que bateu na trave e que Lucas Crispim cabeceou o rebote para fora. No ultimo minuto, o castigo: Lucas Crispim  falhou, o adversário aproveitou e a bola ficou nos pés de Matheus Anjos, que chutou para as redes e deu números finais a partida. O Guarani jogou com: Jefferson Paulino, Renanzinho (Bidu), Walber, Bruno Silva e Cristóvam; Deivid (Marcelo), Lucas Crispim, Arthur Rezende; Giovanny (Eduardo Person); Alemão (Waguininho); Rafael Costa (Junior Todinho). (Elias Aredes Junior)