A rotina no Guarani há 20 anos: os dirigentes erram, afundam o time e ninguém tem culpa!

8
1.060 views

O Guarani perdeu do Paysandu. Está próximo da zona do rebaixamento. Um acontecimento trágico que virou rotina, assim como a procura de um culpado. Sim, porque culpar o treinador pelo péssimo rendimento no gramado é um retrato do modus operandi dos dirigentes bugrinos nos últimos 20 anos: a terceirização do erro.

Perceberam que eles nunca estão equivocados? O criminoso é sempre o outro?

É só fazer uma retrospectiva. Leonel Martins de Oliveira culpava Luiz Roberto Zini por querer dar o passo maior do que a perna. Beto, por sua vez, considerava que o Guarani não crescia pela falta de ambição de Leonel, que retornou e sempre nas entrevistas cravava que os “profetas do apocalipse” impediam a melhoria bugrina.

Sai Leonel, entra Marcelo Mingone e este culpa as ações para oposições para inviabilizar sua administração. Também eleito como o vilão por Álvaro Negrão.

Bem, você achava que a terceirização da culpa acabou com Horley Senna? Nada disso! Aquele que era oposição elegeu durante o seu mandato pessoas que eram do “contra” para impedir o êxito da administração.

Por enquanto, Palmeron não adotou a estratégia. Mas seus companheiros de administração, seja do departamento de futebol ou do Conselho de Administração ensaiam nos bastidores a desculpa surrada de que são vitimas da incompreensão da imprensa ou da falta de apoio. Balela, balela, balela…

A verdade é que o Guarani parou no tempo. Sua estrutura é deficitária, as condições oferecidas as categorias de base são paupérrimas e o pior: não existem na estrutura do clube sócios preparados intelectualmente ou com tarimba e malícia para tocar o futebol ou exercerem as funções administrativas.

Como o ser humano é vaidoso por natureza, ninguém quer expor suas fragilidades ou fracassos. Qual o caminho mais cômodo: culpar o técnico, o mundo selvagem do futebol, entre outras futilidades.

O problema do Guarani não é mais financeiro. Nem político. É ausência de cabeças pensantes que consigam pensar com 20 ou 30 anos na frente. Enquanto, o ser de luz não aparece, vamos pelo caminho mais fácil: a culpa é do técnico Marcelo Cabo.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

8 Comentários

  1. Elias por favor! Vcs da imprensa nao mudam o disco.No papel esse e o melhor time dos ultimos anos.O treinador foi campeao ano passado. O problema e a boleirada que nao tem vergonha na cara e nem vontade de mudar as coisas, ou seja, descompromissada com o bugre

  2. com todo o respeito André…Quem faz jogador atuar é dirigente preparado e com clube estruturado. Considero que ao invés gente que deseja te manipular e lhe enganar deveria prestar mais atenção na falta de preparo dos dirigentes bugrinos…E que não acontece desde hoje…

  3. E quem aplica o planejamento aplicado? Dirigente competente e preparado! O Guarani disputa a Série B depois de cinco anos de ausência e há seis anos está longe da Série A. Não é só por causa dos jogadores. Falta dirigente. Falta cerebros, gente que consiga pensar o Guarani…

  4. Há um livro feito por um ex-dirigente do Barcelona chamado de “A bola não entra por acaso”. Nunca li, mas se eu lesse eu teria ainda mais razão ao Elias. De nada adianta ter bons jogadores, veja o Inter com o time que caiu o ano passado, este ano mesmo eu apontava Figueirense, pelas contratações realizadas, como candidato ao acesso. “A bola não entra por acaso”!

  5. VC ta precisando de uma boa dose de Kuderola meu amigo. Seus dirigentes nao sabem nada sem falar que o presidente e cruzeirense

  6. Tudo bem, respeito a opiniao de todos. Mas apesar de todos os erros nao posso deixar de criticar o juiz da partida de terca. O lance do segundo tempo em cima do Kevin foi muito 10 vezes mais penalti do que aquela vergonha do primeiro tempo.No minimo falta fora da area com o segundo cartao amarelo para o zagueiro que inclusive fez o gol

  7. Tudo bem, respeito a opiniao de todos. Mas apesar de todos os erros nao posso deixar de criticar o juiz da partida de terca. O lance do segundo tempo em cima do Kevin foi muito 10 vezes mais penalti do que aquela vergonha do primeiro tempo.No minimo falta fora da area com o segundo cartao amarelo para o zagueiro que inclusive fez o gol.Ja tinha sido assim contra o Boa, golzinho mandrake no final.Temos problemas internos, mas, esta dificil essa juizada tambem.Se bem que nao e nada contra o Guarani.Os caras que apitam sao ruins mesmo.