Ansiedade do torcedor: o cenário ideal para Fake News na Ponte Preta

0
2.308 views

A torcida pontepretana ficou agitada a partir do final da noite de domingo em virtude de uma possível saída do armador João Paulo para o Corinthians. A notícia que teria sido divulgada por Jorge Nicola foi prontamente desmentida pelo jornalista.

Esta fake News é a ocasião ideal para discutir algo que percebo há tempos: a ansiedade das arquibancadas provoca uma corrida para noticias que muitas vezes são produzidas por fontes nada confiáveis.

Ninguém discorda da qualidade débil do time pontepretano. A classificação fala por sí. Diversas contratações tem que ser feitas. Inclusive já foram. E para saber das novidades existem apenas dois caminhos: pelo site oficial do clube e por intermédio de profissionais e veículos de comunicação com bom histórico e credibilidade entre a torcida.

E saiba: noticia verdadeira e com fundamento é difícil de apurar. Não acontece todo dia. Seja para contratar ou dispensar.

Ao focar em boatos de Whatsapp e de de contas falsas de twitter o torcedor coloca-se no risco de ser enganado. E o profissional, por mais bem intencionado que seja, também está na berlinda. Veja o caso do Jorge Nicola. Por que foi vitima de Fake News? Porque por vezes usa o twitter para dar noticias exclusivas. Direito dele. Mas o risco de clonagem e de fake News é real.

Respeito os colegas, mas na internet, os sites blogs  e podcasts são os espaços mais seguros para o torcedor se informar e o profissional ter o seu trabalho valorizado. Coisas antigas ainda tem sua utilidade. Especialmente no jornalismo.

(Elias Aredes Junior)