Chance de rebaixamento da Ponte Preta chega a 69% após derrota para o Avaí

0
1.129 views

A situação da Ponte Preta ficou ainda mais complicada depois de o time ser derrotado pelo Avaí por 2 a 1 em Campinas na última rodada do Brasileirão. Segundo o Soccer Power Index (SPI), o risco de rebaixamento da Macaca chegou a 69% após o revés para o concorrente direto na luta contra a degola.

A Ponte Preta soma 32 pontos e está a dois do Avaí, o primeiro time fora da zona de rebaixamento – o Vitória soma 33. Para fugir do descenso sem contar com os adversários, a equipe precisa de cinco vitórias nos últimos oito jogos. A equipe de Eduardo Baptista enfrentará Corinthians, Grêmio, Atlético-PR e Vitória em seus domínios, além de visitar Bahia, Coritiba, Fluminense e Vasco.

De acordo com o SPI, o lanterna Atlético-GO chegou a 98% de chance de cair. O Avaí, apesar da vitória no Majestoso, é o segundo time mais ameaçado, com probabilidade de queda de 72%. A Ponte, com 69%, é seguida pelo Coritiba, 61%.

A metodologia dos números usa quatro fatores básicos a cada partida – que envolvem os gols marcados e finalizações – para avaliar as performances dos times, criando medições ofensivas e defensivas. Esses índices, então, permitem o cálculo das probabilidades de vitória, empate ou derrota em cada jogo.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)