Com promoção de ingressos, média de público da Ponte Preta sobe até 55,94% e rende frutos no gramado

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A Ponte Preta arrastou uma legião de torcedores contra o Flamengo e registrou o terceiro melhor público da temporada, com 11133 presentes.

O que poucos sabem é que ingressos vendidos a preços mais baixos detonam um “doping” na média de público.

Pesquisa feita pela reportagem do Só Dérbi demonstra que desde 2012, a Macaca fez 89 jogos como anfitrião e em 22 oportunidades adotou uma promoção ou redução de ingressos em comparação com o preço normal praticado, sem fazer conexão com o programa de Sócio Torcedor.

A diferença é gritante. A média de público dos jogos com atrativos nos preços tem média de 7688.

Se levarmos em conta a média atual pontepretana no campeonato brasileiro de 4930 torcedores por partida, o crescimento de um levantamento para outro é de 55,94%.

A Macaca participou nesta década de cinco edições do Brasileirão. Ao somar as médias de cada uma dessas edições, o resultado é de de 5743 torcedores por jogo. Se levarmos em conta a média de público com promoções, o crescimento é de 33,86%. O efeito no gramado foi compensador. Em 22 partidas, a Macaca tem 14 vitórias, três empates e quatro derrotas, com aproveitamento de 71,42%.

Uma retrospectiva nos jogos para atrair o torcedor de baixa renda prova que o efeito é imediato. Exemplo disso é que no Brasileirão de 2012 o empate sem gols com o Grêmio no dia 09 de agosto teve bilhetes vendidos a R$ 20 ou 10 sendo que nesta última modalidade foram vendidas 4411 entradas das 5335 disponibilizadas. Naquela edição, a diretoria fixou os preços em R$ 40 a entrada inteira e R$ 20 a meia.

No ano seguinte, a radicalização atingiu níveis altíssimos. Sufocada pela possibilidade de rebaixamento e na disputa da Copa Sul-Americana a diretoria pontepretana fixou o valor de R$ 2 a entrada inteira nos jogos contra Náutico, Vasco e Vitória.

Ao levar em conta tais embates, a média de público foi de 13880. Em 2013, para quem não era sócio torcedor, o preço do ingresso variou de R$ 40 a R$ 50.

No ano de retorno a divisão de elite, em 2015, a Macaca aboliu os preços camaradas nos ingressos e investiu com força no programa de Sócio Torcedor. Só abriu exceção na vitória sobre o Avaí por 2 a 0, no dia 13 de agosto e com público de 7667 torcedores, que pagaram R$ 20 a entrada inteira.

Outra estratégia foi adotada no dia no dia 09 de agosto, na vitória sobre o Flamengo por 1 a 0 quando um participante do programa de Sócio Torcedor tinha direito de levar um acompanhante de graça.

Resultado: público de 11.694, o maior daquele brasileirão no Majestoso, que segundo os borderôs registrados na CBF praticou preços de R$ 60 a R$ 100 para quem não é sócio torcedor. Por estar atrelado ao sócio torcedor, o jogo contra o rubro-negro carioca não entrou no levantamento feito pela reportagem.

Em 2016, sob a direção de Eduardo Baptista no banco de reservas, a Ponte Preta manteve sua disposição de valorizar o torcedor que paga a mensalidade do programa de fidelidade e cobrou ingressos avulsos no valor de R$ 60 ou até R$ 100.

A exceção foi quando a diretoria participou do programa Futebol Sustentável da Federação Paulista de Futebol é que possibilitou presença significativa de público contra Vitória e Santa Cruz. Posteriormente nova promoção ocorreu para o duelo diante do Santos com valores de R$ 10 ou R$ 5 e a resposta foi satisfatória: 10.208.Os encontros diante de Fluminense e Coritiba também tiveram ingressos vendidos a R$ 10 a entrada inteira.

Na atual edição do torneio nacional, o presidente pontepretano Vanderlei Pereira anunciou a intenção de valorizar o TC10 com a instalação do valor de R$ 39,90 e ingressos avulsos vendidos de R$ 40 a R$ 100. Com a crise no gramado, a mudança de rumo foi inevitável. Na derrota para o Atlético-GO por 3 a 1, cada torcedor pagou o valor máximo de R$ 10 e atraiu 5264 torcedores em um sábado a noite enquanto que a repetição da promoção contra o Flamengo produziu 11.133 presentes. Sinal de que a torcida da Ponte Preta sinalizou o que deseja: time guerreiro e ingresso baixo.

(texto, análise e reportagem: Elias Aredes Junior)

 

OS JOGOS PONTEPRETANOS COM PROMOÇÃO

DE INGRESSO DESDE 2012 NO BRASILEIRÃO

 09/08/2012 -Ponte Preta 0 x 0 Grêmio – 9010 pagantes – R$ 20/R$ 10

25/08/2012 -Ponte Preta 2 x 1 Portuguesa – 3376 pagantes – R$ 20/R$ 10

10/10/2012 – Ponte Preta 2 x 1 Náutico – 6856 pagantes – R$ 10 / R$ 5

25/10/2012 -Ponte Preta 1 x 0 Cruzeiro – 6480 pagantes – R$ 20/R$ 10

11/11/2012 – Ponte Preta 1 x 0 Internacional -8485 pagantes – R$ 20/R$ 10

15/09/2013 – Ponte Preta 1 x 1 Flamengo – 10346 pagantes – R$ 10/R$ 5

01/10/2013 -Ponte Preta 1 x 2 Naútico- 12625 pagantes – R$ 2 \R$ 1

09/10/2013 -Ponte Preta 2 x Atlético Mineiro – 6127 pagantes – R$ 10/R$ 5

16/10/2013 -Ponte Preta 1 x 0 Coritiba – 3104 pagantes – R$ 10/R$ 5

27/10/2013 -Ponte Preta 2 x 1 Vasco – 13349 pagantes – R$ 2 \R$ 1

10/11/2013 -Ponte Preta 0 x 3 Vitória – 15666 pagantes – R$ 2 /R$ 1

24/11/2013 -Ponte Preta 1 x 1 Grêmio – 4111 pagantes – R$ 20/R$ 10

01/12/2013 -Ponte Preta 0 x 2 Portuguesa- 2390 pagantes – R$ 20/R$ 10

13/08/2015 -Ponte Preta 2 x 0 Avaí – 7667 pagantes – R$ 20/R$ 10

04/08/2016 -Ponte Preta 2 x 0 Botafogo – 5050 pagantes – R$ 20/R$ 10

13/10/2016 -Ponte Preta 2 x 0 Vitória – 8915 pagantes- Promoção Futebol Sustentável

16/10/2016 -Ponte Preta 3 x 0 Santa Cruz- 10912 pagantes – Promoção Futebol Sustentável

06/11/2016 -Ponte Preta 1 x 2 Santos- 10208 pagantes – R$ 10/R$ 5

20/11/2016 -Ponte Preta 1 x 0 Fluminense – 4981 pagantes – R$ 10/R$ 5

11/12/2016 -Ponte Preta 2 x 0 Coritiba – 3095 pagantes – R$ 10/R$ 5

16/09/2017 –Ponte Preta 1 x 3 Atlético-GO – 5264 pagantes – R$ 10/R$ 5

02/10/2017 –Ponte Preta 1 x 0 Flamengo – 11133 pagantes – R$ 10/R$ 5

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