O elenco do Guarani dá mostras de que consegue entender o estilo de Umberto Louzer. O atual comandante, durante carreira profissional, destacou-se por ser um volante com poucas faltas cometidas, uma das principais características atuais bugrinas.
Após 11 rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, o Alviverde adotou disciplina na marcação e é a que menos recebeu cartões amarelos entre os 20 participantes: são 22 ao todo e 169 faltas cometidas. No topo do ranking das advertências, estão Londrina (43), Sampaio Corrêa (41) e Brasil de Pelotas (40).
No quesito das expulsões, o time campineiro ainda está zerado, ao lado de Coritiba, CSA, Fortaleza e Goiás – o Criciúma, por outro lado, já teve seis atletas excluídos até agora.
A disciplina, entretanto, é marca registrada do Guarani desde janeiro. Ao longo da campanha vitoriosa na Série A2 do Campeonato Paulista, os comandados de Louzer receberam 23 amarelos na fase inicial, sendo superados apenas pelo Taubaté (20).
Apesar do elogiável aspecto disciplinar, o treinador ainda não conseguiu repetir a escalação em nenhuma rodada – Philipe Maia e Ricardinho já estiveram suspensos pelo terceiro cartão, além de problemas médicos. Entre os pendurados, estão Éverton Alemão, Baraka e Anselmo Ramon.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Letícia Martins – Guarani Press)