Lucca brilha, Ponte passa pelo Sol de América e avança na Sul-Americana

0
902 views

A Ponte Preta está na próxima fase da Copa Sul-Americana. Jogando em Assunção, no Paraguai, nesta quarta-feira, a equipe campineira derrotou o Sol de América por 3 a 1. Como venceu no Majestoso no jogo de ida por 1 a 0, garantiu sua classificação as oitavas de final e enfrentará o vencedor do duelo entre Sport e Arsenal-ARG. Lucca, com dois gols, foi o grande destaque da partida. Ele já acumula 20 tentos na temporada.

PRIMEIRO TEMPO
A Ponte Preta começou a partida com uma postura agressiva e ofensiva. Emerson Sheik e Lucca deram trabalho para a dupla de defesa dos paraguaios, que não conseguiam acompanhar o ritmo dos atacantes da Macaca. E foi em uma tabela envolvendo Sheik que nasceu o primeiro gol do jogo. Após triangular na direita com Jadson e Jeferson, o atacante cruzou para Elton, que parou no bloqueio da defesa e a bola sobrou para Jadson empurrar contra o gol de Silva: 1 a 0.

Com o resultado favorável ao time, restava a Ponte Preta administrar, mas a defesa cochilou e Javier Toledo empatou após três minutos. 1 a 1 em Assunção. O gol injetou ânimo aos mandantes, que exigiram duas boas defesas de Aranha ainda no primeiro tempo. Controlando o empate, o time de Gilson Kleina optou por jogar no contra-ataque. E funcionou no último minuto da primeira etapa. Sheik puxou o ataque, tocou para Elton, que deu para Lucca o gol: 2 a 1 para a Ponte.

SEGUNDO TEMPO
O segundo temp, a exemplo da primeira etapa, começou com a Ponte em cima. Renato Cajá e Emerson Sheik cadenciaram a partida com o controle da posse de bola. E a Macaca ficou mais tranquilizada com um pênalti aos sete minutos. O zagueiro Arrechea tocou a mão na bola em jogada com Sheik e Lucca converteu a cobrança para fazer o seu 20º tento na temporada: 3 a 1.

O jogo estava tão favorável ao time pontepretano que nem mesmo o pênalti cometido por Nino Paraíba, aos 15 minutos, abalou as estruturas da equipe de Gilson Kleina. Em cobrança de Gímenez, o goleiro Aranha fez a defesa e no rebote Rojas acertou uma bomba que também parou novamente no atleta pontepretano.

Com as limitações do adversário, Kleina optou por colocar Wendel para descansar Cajá. Depois, com Claudinho na vaga de Jadson, o time ganhou velocidade e ofereceu perigo em novas jogadas de ataque. Elton apareceu em duas oportunidades como elemento surpresa e exigiu de Silva. Quando o Sol de América começou a apelar com faltas, apareceu a estrela de Emerson Sheik. Catimba, dribles e muitas faltas sofridas que colaboraram para o tempo passar e a Macaca garantir a classificação.

(texto de Júlio Nascimento)

FICHA TÉCNICA

SOL DE AMÉRICA – Silva; Olmedo (Nico Martínez), Mareco, Arrechea e Velázquez; Rojas, Franco (Duré), A. Vera e Giménez; Villagra (Vigo) e Toledo. Técnico: Fernando Ortiz

PONTE PRETA – Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Rodrigo e Jeferson; Naldo, Jadson (Claudinho), Elton e Renato Cajá (Wendel); Lucca e Emerson Sheik (Yuri). Técnico: Gilson Kleina

Gols: Jadson aos 8, Javier Toledo aos 11 e Lucca aos 46 minutos do primeiro tempo; Lucca aos 7 minutos do segundo tempo

Árbitro: Wilson Lamouroux (COL)

Cartões amarelos: Richard Franco e Velázquez (Sol de América); Marllon (Ponte)

Local: Luis Alfonso Giagni