Com sérias dificuldades financeiras desde o início da temporada, a diretoria da Ponte Preta tem priorizado empréstimos com grandes clubes do país para aumentar o leque de opções da comissão técnica sem a necessidade de fazer grandes investimentos em contratações. O foco dos mandatários alvinegros é encontrar jogadores com experiência e qualidade escanteados em seus clubes na chamada “oportunidade ideal” de mercado.
Prova da nova filosofia campineira, após mudança de gestão, é o estreitamento das relações com o Atlético-MG. Nos três últimos meses, o time de Campinas recebeu dois jogadores experientes e com rodagem no futebol, enquanto liberou revelados nas categorias de base em contra partida.
O primeiro negócio entre paulistas e mineiros aconteceu no meio de abril. O lateral-direito Emerson, de 19 anos, foi vendido ao Galo por cerca de R$ 5 milhões e contrato válido até o final de 2022, enquanto o polivalente Danilo Barcelos foi emprestado até o encerramento da Série B do Campeonato Brasileiro.
Nessa semana, as cúpulas alvinegras fortaleceram os laços e fizeram nova ponte aérea entre os Aeroportos de Viracopos e Confins. O atacante Hyuri foi cedido até dezembro, ao passo que a Macaca liberou Igor Maduro. O volante de 17 anos foi destaque na Copa BH com dois gols e estendeu o vínculo até 31 de dezembro de 2022 em Campinas. A estada na capital mineira é válida até julho de 2019 e com valor de compra fixado – ainda não conhecido – por 60% dos direitos econômicos. O time pontepretano mantém o percentual restante. As informações são do jornalista Antônio Luppi.
Vale lembrar que as categorias de base de Ponte Preta e Atlético-MG tiveram reformulação no começo da temporada – os dois times passaram por eleições no final do ano. O Campeão do Gelo demitiu André Figueiredo, diretor responsável pelas categorias inferiores, por conta da vitória de Sérgio Sette Câmara nas urnas. Além disso, contratou Leandro Zago, ex-Ponte Preta e atual vencedor da Copa BH, para dirigir a categoria sub 17. Na Alvinegra Campineira, após insucesso com os profissionais, Felipe Moreira voltou ao clube para comandar o sub 20.
Clique aqui e leia mais notícias da base da Ponte.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Fábio Leoni – Ponte Press)