No inicio da noite desta quarta-feira, os dois clubes de Campinas soltaram notas oficiais para relatar os desdobramentos da reunião com o prefeito Jonas Donizete. Algo rápido e sincronizado.
Um entrosamento poucas vezes checado na vida esportiva da cidade. Por um instante parei de pensa que me encontrava em um universo provinciano e passei a me deparar com a modernidade, o diálogo e a moderação.
Um comunicado enviado aos veículos de comunicação demonstra por A mais B o quanto de energia é desperdiçado por dois clubes e seus dirigentes. A ausência de capacidade para separar aquilo que realmente deve ser objeto de discussão esportiva e de polêmica e o que deve receber alta dose de profissionalismo.
Pense nas ações conjuntas que poderiam render patrocínios, promoções dos clássicos e maneiras de extrair recursos de um jogo como o dérbi e que sempre merece atenção da mídia nacional.
Hoje temos um jogo com torcida única, sem planejamento para alavancar recursos e dirigentes que, salvo raras exceções ficam muito mais vidrados em dar declarações vazias e que incitam a violência do que transformar o futebol campineiro em uma região que proporcione bons negócios.
Juro que desejava que tal declaração fosse o início de um novo tempo. Pena que será apenas ilusão.
(Elias Aredes Junior)
Confira a íntegra do comunicado:
“O Guarani Futebol Clube e a Associação Atlética Ponte Preta (ou Associação Atlética Ponte Preta e Guarani Futebol Clube) informam que apresentaram oficialmente à prefeitura, no final da tarde desta quinta-feira (11), a solicitação para que haja retomada dos treinamentos do futebol profissional das equipes na cidade no próximo dia 15 – inicialmente com testagem de comissões técnicas e atletas e na sequência, com o resultado dos testes, os treinos em pequenos grupos.
O prefeito Jonas Donizette recepcionou muito bem as propostas, que serão encaminhadas para análise dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário Cármino de Souza deve convocar os médicos responsáveis pelos protocolos de segurança dos dois times para reunião em breve.
Certos de que os protocolos apresentados são consistentes e focados em dar toda a segurança aos envolvidos neste momento em que o mais importante é a proteção de vidas, ambos os times irão aguardar a análise, confiantes em um bom resultado”.