Venda de Samudio ao futebol turco pode quebrar tabu inusitado

0
917 views

A diretoria do Guarani já admite que pode perder um dos seus titulares para a sequência da Série B. O paraguaio Samudio, com 4 gols na competição, voltou a atrair interesse de um clube turco – cujo o nome não foi revelado, e Horley Senna tratou a saída como provável em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Há três semanas, o Só Dérbi noticiou que três jogadores do Guarani foram sondados por um clube da primeira divisão da Turquia. Samudio, Evandro e Auremir. A informação foi confirmada pelo próprio presidente, Palmeron, que afirmou que só iria tratar publicamente após propostas oficiais. O interesse pelos volantes esfriou, mas o crescimento do atacante paraguaio chamou atenção dos estrangeiros e as negociações prosseguem.

Fato é que o Guarani pode quebrar um jejum de pouco mais de dez anos sem vender um jogador ao futebol europeu sem fazer a ponte com outro clube ou rescindir contrato do atleta. Apesar de não ter direitos econômicos sobre o atleta, Samudio não encerrará o contrato e será vendido direto, mas sem ressarcimento (até mesmo porque as contas do clube estão bloqueadas nas transferências).

As últimas negociações internacionais e diretas do Guarani ocorreram em 2006. O zagueiro Felipe Lopes, atualmente no Chaves, de Portugal, trocou o clube no início da temporada para atuar no Anderlecht, clube tradicional da Bélgica. Hoje com 29 anos, o zagueiro fez carreira no futebol português com o Nacional e depois transferiu-se para Alemanha, onde jogou no Wolfsburg e no Stuttgart.

Na mesma temporada, mas no meio do ano, o Guarani perdeu outros atletas para o exterior. O meia Juliano deixou o time para atuar no Lecce, da Itália, após ter negociado com a Udinese no mesmo período. A transferência gerou um lucro de R$ 75 mil ao Bugre porque o time estava devendo três meses de salário ao jogador. Também em 2006, o zagueiro César Lucena trocou o time pelo futebol grego. Ele atuou seis meses no Asteras Tripolis e depois retornou ao Brasil para vestir a camisa do Sport.

Precavido com uma possível saída de Samudio desde o mês passado, o Guarani acelerou as negociações com o colombiano Rentería e deve ser o jogador integrado ao elenco já na próxima semana. Além disso, a equipe de Vadão confia em duas novas peças para o Brasileirão: o atacante Rafael Silva e o meia-atacante Gabriel Leite. Se recuperando de lesão, Eliandro voltará ao time no próximo mês e também será opção no ataque alviverde.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)