Com dois empates, Ponte Preta e Guarani tiveram uma rodada decepcionante e continuam longe do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. No Moisés Lucarelli, a Ponte Preta vencia o CSA por 1 a 0, mas com a expulsão do volante Paulinho a equipe alagoana cresceu e, nos acréscimos, chegou ao empate por 1 a 1 em linda cobrança de falta de Celsinho.
Na Ressacada, o Guarani teve péssima atuação no primeiro tempo e saiu de campo derrotado por 2 a 0. Na etapa final, os comandados de Umberto Louzer voltaram com outra postura, viraram a partida com dois gols de Caíque e um de Rafael Longuine, mas também saíram de campo com a igualdade de 3 a 3.
Com esses resultados, a Macaca se mantém na 12ª colocação com 15 pontos conquistados, três a mais que o Goiás – primeiro clube na zona de rebaixamento e seis atrás do quatro colocado CSA -, enquanto o Bugre também continua na 9ª posição, quatro à frente do Esmeraldino e cinco atrás do Azulão.
QUEM VEM PELA FRENTE?
Na próxima rodada, a Alvinegra tem pela frente o Figueirense, sábado, às 18h, no Estádio Orlando Scarpelli. O Alviverde, por sua vez, enfrenta o Boa Esporte, sexta-feira, às 21h30, no Brinco de Ouro.
QUEDA DO ÚLTIMO INVICTO:
Sem ser derrotado em 11 rodadas, o São Bento sofreu seu primeiro revés nesta Série B. No Estádio Walter Ribeiro, a equipe sorocabana perdeu por 1 a 0, para o Londrina. O gol do Tubarão foi marcado pelo meia Dudu. Com a derrota, o Bentão caiu para a 8ª posição com 17 pontos. Com o resultado, o técnico Paulo Roberto Santos foi demitido após comandar a equipe nos últimos cinco anos.
PRIMEIRA DERROTA EM CASA DO LÍDER:
No Castelão, o líder Fortaleza, até então invicto diante do seu torcedor, foi derrotado por 2 a 1 pelo Oeste. O gol dos cearenses foi marcado pelo volante Felipe, enquanto os paulistas chegaram aos três pontos com Leandro Amaro e Pedrinho balançando as redes. Essa foi a segunda derrota do time de Rogério Ceni nas últimas três rodadas.
Mesmo com o revés, o Tricolor do Pici continua na liderança da Série B com 26 pontos, quatro a mais que Avaí, vice-líder.
BOA ESPORTE VAI DE MAL A PIOR:
Em Varginha, o Boa Esporte foi derrotado por 2 a 0 pelo Vila Nova e chegou ao oitavo resultado negativo no campeonato nacional. Diante dessa situação, o técnico Daniel Paulista procurou a diretoria e pediu demissão. Com o revés, os mineiros continuam na lanterna do torneio nacional com seis pontos.
SHOW DE EMPATES!
Pela segunda vez seguida, metade dos jogos terminaram sem vencedor. Além dos empates entre Ponte Preta e CSA, e Avaí e São Bento. Os confrontos entre Goiás e Juventude, Coritiba e Figueirense e CRB e Paysandu também não saíram da igualdade.
ILUMINADO:
Com dois gols, o atacante Caíque, do Guarani, foi o cara da rodada. Na artilharia da Série B, Gustavo Henrique, do Fortaleza, Cassiano, do Paysandu, e Júnior Brandão, do Atlético-GO, mais uma vez, não marcaram e continuam empatados com seis gols. Renato, do Avaí, que estava com cinco gols, marcou diante do Bugre e também entrou na disputa com seis bolas nas redes.
DO CÉU AO INFERNO:
Fortaleza (26), Avaí (22), Figueirense (21) e CSA (21) integram o G4, grupo que dá acesso à elite do futebol brasileiro. Na parte de baixo, Goiás (12), CRB (12), Criciúma (9) e Boa Esporte (6) estariam rebaixados à Série C.
RESULTADOS DA RODADA #12:
Ponte Preta 1 x 1 CSA
Avaí 3 x 3 Guarani
Brasil de Pelotas 1 x 0 Criciúma
Goiás 1 x 1 Juventude
Coritiba 1 x 1 Figueirense
São Bento 0 x 1 Londrina
Fortaleza 1 x 2 Oeste
Boa Esporte 0 x 2 Vila Nova
Sampaio Corrêa 2 x 3 Atlético-GO
CRB 1 x 1 Paysandu
(texto e reportagem: Eduardo Martins)