Pontos positivos e negativos: Conheça Romário, o novo lateral-esquerdo do Guarani

0
2.335 views

Problema crônico nas últimas temporadas, a lateral-esquerda do Guarani já tirou o sono de muitos torcedores. De janeiro para cá, além de Pará e Marcílio, o elenco bugrino teve o prata da casa Salomão e Rafael Franco. Agora, a quinta e última aposta da diretoria alviverde para a Série B do Campeonato Brasileiro atende pelo nome de Romário.

Revelado pelo Audax-SP, o atleta de 26 anos foi cedido pelo Santos até o final do ano e tem um trimestre para comprovar que a aposta terá resultado positivo. O lateral ainda acumula passagens por Porto (POR), Osasco Audax, Bahia, Audax Rio, Red Bull Brasil, Avaí e Atlético-GO.

Por ser pouco conhecido entre os torcedores do Guarani, o Só Dérbi detalha os pontos fortes e fracos do novo reforço.

PONTOS POSITIVOS:

  • Ímpeto ofensivo

Romário tem como característica as aventuras ao campo de ataque. Embora não tenha demonstrado efetividade de artilheiro ao longo da carreira – são apenas três gols marcados -, se notabilizou pelas assistências e boa participação ofensiva. Pode ser válvula de escape importante pelo lado canhoto para desafogar o meio-campo bugrino.

  • Bola parada

Se Kevin, no lado direito, ganhou destaque com as assistências depois da saída de Lenon, o mesmo pode acontecer com Romário caso supere a concorrência com Pará. O novo reforço do Alviverde pode se tornar uma das opções para cobrar pênaltis e tem pé calibrado nos cruzamentos.

PONTOS NEGATIVOS:

  • Marcação/Recomposição

Ajudar o sistema defensivo não está entre as principais funções do novo reforço bugrino. Foi comum ver o jogador de 26 anos tomar várias bolas nas costas nos últimos meses. Com perfil ofensivo, tem recomposição lenta, o que pode facilitar para os contra golpes adversários.

  • Inatividade

O jogador foi contratado pelo Santos para a atual temporada com possibilidade grande de brigar pela titular em razão da saída de Zeca. Duas partidas, todavia, foram suficientes para que perdesse espaço com Jair Ventura, amargasse o banco de reservas e passasse a nem ser relacionado pela comissão técnica ao longo do Campeonato Paulista.

Sem oportunidades, foi emprestado ao Ceará, onde ganhou destaque no ano passado, e participou de 18 jogos com Marcelo Chamusca e Jorginho. A chegada de Lisca, entretanto, mudou seu status dentro do plantel e acabou novamente escanteado. Sua última participação aconteceu em 26 de junho, no empate sem gols com o Bahia, pela semifinal da Copa do Nordeste – na ocasião, entrou no segundo tempo e esteve em campo por 11 minutos.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Ceará SC)