Instituto Própesquisa esclarece sua pesquisa sobre tamanho das torcidas

10
1.861 views

Quanto aos questionamentos acerca da última pesquisa do Instituto Própesquisa sobre tamanhos das torcidas em Campinas (clique aqui para ver) cabem alguns esclarecimentos. A equipe do Só Dérbi entrou em contato com Rodrigo de Souza Queiroz, pesquisador responsável pelo levantamento, para entender a metodologia do ranking.

METODOLOGIA
– Não podemos responder se o resultado corresponde à realidade, mas corresponde a um resultado obtido na época da pesquisa. A metodologia não influencia no resultado. Nós fazemos, há muitos anos, uma divisão regional e uma amostra representativa da população de Campinas com cotas de sexo, idade, escolaridade, entre outros. Se excluirmos os times campinerios, a sequência das maiores torcidas foi a mesma de todas as pesquisas e de todos os institutos realizados no Brasil: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Então não há um problema metodológico.

PORCENTAGEM DA TORCIDA DO GUARANI
– Em relação ao Guarani é preciso uma opinião particular minha (Rodrigo Queiroz). O momento do time pode inibir as pessoas a declarar sua opção, declarando outras equipes como time do coração. Isso é comum em outras cidades, onde as pessoas torcem pelo time da cidade, mas também torcem pelos chamados ‘times grandes’ das capital.

ENCOMENDA DA BRASIL-KIRIN, PATROCINADORA DA PONTE
– A intenção da contratante (Brasil-Kirin) é conhecer os aspectos da cidade em relação ao futebol e consumo. Eles queriam ter uma noção do tamanho da Ponte Preta e dos outros clubes antes de investir nessas marcas. Não existe possibilidade de favorecimento. O Instituto Própesquisa tem mais de 20 anos de estrada. Atendemos grandes clientes em Campinas, São Paulo e outras cidades, e jamais publicaríamos uma pesquisa com dúvida na qualidade da coleta de dados. A Brasil-Kirin não tem relação com o resultado.

O ranking do Instituto Própesquisa entrevistou 800 pessoas, onde 29% declararam não acompanhar futebol. O Corinthians foi eleito, para o Própesquisa, o time com mais torcida na cidade com 22% da preferência dos entrevistados.

(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)