Klever, herói no Pacaembu, vilão no Atlético-GO. Função da imprensa? Jamais esconder ou omitir os fatos!

1
1.708 views

Inegável que o goleiro Kleber foi a principal figura do Guarani na vitória sobre o São Paulo no estádio do Pacaembu. Protagonista de defesas com alto grau de complexidade, o arqueiro com passagem pelo Atlético Go  foi a principal figura da vitória bugrina.

Imediatamente, torcedores surgiram nas redes sociais para protestar contra cronistas esportivos que realçaram a fase ruim de Klever na carreira em 2018. Inclusive este Só Dérbi fez tal observação e não se arrepende.

Por que? Pelo fato de entender que devemos firmar compromisso com a verdade e a noticia. Não é nossa função torcer, mentir, esconder ou distorcer o noticiário apenas e tão somente com o desejo de satisfazer o torcedor, sequioso não por analistas de futebol e sim por parceiros de arquibancada com microfone na mão.

Vejam por exemplo esta noticia publicada no GloboEsporte. Com no dia 05 de maio. Colocarei apenas o parágrafo inicial: “A nova falha, desta vez na derrota de 3 a 1 para o CRB, vai custar caro a Kléver. O goleiro deve perder a posição no time do Atlético-GO, já que a diretoria afirma que a prioridade é contratar um novo camisa 1. Kléver já havia errado duas vezes na diante do Guarani e, na sexta-feira, deu rebote em lance que originou o primeiro gol alagoano (veja no vídeo acima), no Rei Pelé.

– É chato até ficar falando isso. Temos que respeitar o profissional, mas, infelizmente, ele não está bem. Não está tendo uma sequência boa. Cabe a nós buscarmos alternativas. Vamos buscar mais um jogador para essa posição. Urgentemente. É a última bola. Falha ali atrás traz desequilíbrio para a equipe – disse à Rádio Bandeirantes o diretor Adson Batista”.

Por este pequeno trecho, já podemos chegar a conclusão de que ninguém teceu as criticas do nada. Não houve manipulação ou desinformação. O goleiro estava mal e foi alvo do noticiário do clube goiano. Jornalista esportivo tinha essas informações em mãos. Iria dizer o que então? Que seria o próximo titular da Seleção Brasileira? Nada disso.

Ao invés de criticar os jornalistas que apenas cumpriram com seu dever, a torcida bugrina deveria gastar sua energia e valorizar a personalidade do goleiro, rápido em absorver as criticas e estipular o Guarani como nova oportunidade na carreira. Vida que segue.

Se o futuro de Klever for positivo, o desempenho no Atlético-GO ficará apenas como uma página sem nexo de sua trajetória. Ele sabe disso. E certamente soube separar as coisas. Senão jamais alcançaria tal estágio no estádio do Pacaembu. Que a torcida entenda e colabore para que a lua de mel perdure o máximo de tempo possível.

(análise feita por Elias Aredes Junior)