Klever, herói no Pacaembu, vilão no Atlético-GO. Função da imprensa? Jamais esconder ou omitir os fatos!

1
1.601 views

Inegável que o goleiro Kleber foi a principal figura do Guarani na vitória sobre o São Paulo no estádio do Pacaembu. Protagonista de defesas com alto grau de complexidade, o arqueiro com passagem pelo Atlético Go  foi a principal figura da vitória bugrina.

Imediatamente, torcedores surgiram nas redes sociais para protestar contra cronistas esportivos que realçaram a fase ruim de Klever na carreira em 2018. Inclusive este Só Dérbi fez tal observação e não se arrepende.

Por que? Pelo fato de entender que devemos firmar compromisso com a verdade e a noticia. Não é nossa função torcer, mentir, esconder ou distorcer o noticiário apenas e tão somente com o desejo de satisfazer o torcedor, sequioso não por analistas de futebol e sim por parceiros de arquibancada com microfone na mão.

Vejam por exemplo esta noticia publicada no GloboEsporte. Com no dia 05 de maio. Colocarei apenas o parágrafo inicial: “A nova falha, desta vez na derrota de 3 a 1 para o CRB, vai custar caro a Kléver. O goleiro deve perder a posição no time do Atlético-GO, já que a diretoria afirma que a prioridade é contratar um novo camisa 1. Kléver já havia errado duas vezes na diante do Guarani e, na sexta-feira, deu rebote em lance que originou o primeiro gol alagoano (veja no vídeo acima), no Rei Pelé.

– É chato até ficar falando isso. Temos que respeitar o profissional, mas, infelizmente, ele não está bem. Não está tendo uma sequência boa. Cabe a nós buscarmos alternativas. Vamos buscar mais um jogador para essa posição. Urgentemente. É a última bola. Falha ali atrás traz desequilíbrio para a equipe – disse à Rádio Bandeirantes o diretor Adson Batista”.

Por este pequeno trecho, já podemos chegar a conclusão de que ninguém teceu as criticas do nada. Não houve manipulação ou desinformação. O goleiro estava mal e foi alvo do noticiário do clube goiano. Jornalista esportivo tinha essas informações em mãos. Iria dizer o que então? Que seria o próximo titular da Seleção Brasileira? Nada disso.

Ao invés de criticar os jornalistas que apenas cumpriram com seu dever, a torcida bugrina deveria gastar sua energia e valorizar a personalidade do goleiro, rápido em absorver as criticas e estipular o Guarani como nova oportunidade na carreira. Vida que segue.

Se o futuro de Klever for positivo, o desempenho no Atlético-GO ficará apenas como uma página sem nexo de sua trajetória. Ele sabe disso. E certamente soube separar as coisas. Senão jamais alcançaria tal estágio no estádio do Pacaembu. Que a torcida entenda e colabore para que a lua de mel perdure o máximo de tempo possível.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

1 Comentário

  1. Acho que quando a torcida bate de frente com os jornalistas também está fazendo exatamente o que se pede nesse texto, que é valorizar a personalidade do atleta… Não se trata de um “ao invés disso, faça aquilo”, é parte da valorização dele… Torcidas sempre foram assim com jornalistas, hora criticam, hora concordam… Acho que também faz parte do trabalho absorver essas críticas sem precisar entrar em conflito com as torcidas… Só a minha modesta opinião…