O Guarani terminou as quartas de final da Série C como o melhor ataque do campeonato. Em 20 jogos, foram 30 gols – um a mais que Boa Esporte e Botafogo, que têm 29. Fumagalli, com seis gols, e Pipico, com quatro, são os artilheiros do time de Marcelo Chamusca. Destaque para Eliandro, recém-contratado, que balançou a rede duas vezes contra o ASA (AL).
A equipe marcou pelo menos três gols em três oportunidades – 4 a 0 no Guaratinguetá, 4 a 2 no Macaé e 3 a 1 no ASA. O ataque só passou em branco nas derrotas para Mogi Mirim e Boa Esporte por 1 a 0 e nos empates sem gols contra Portuguesa e Botafogo (SP).
O Bugre é ainda o time com mais jogadores que balançaram as redes na competição: foram 16 jogadores diferentes que marcaram a favor do time. Do time titular apenas Leandro Santos e Gilton não marcaram.
Além do ataque mais positivo, o Guarani conta com a segunda melhor defesa da Série C, com 14 gols sofridos, atrás apenas do Boa, que sofreu 11, para vencer o ABC na semifinal e avançar à grande final do campeonato.
(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)