Decisivo. Emerson Sheik finalmente desencantou com a camisa da Ponte Preta. E foi em um momento delicado da equipe na Copa Sul-Americana. Diante de um jogo amarrado contra o Sol de América, do Paraguai, no Majestoso, o atacante marcou o gol da vitória por 1 a 0 diante de pouco mais de quatro mil torcedores. Agora, a equipe campineira poderá jogar pelo empate que estará na próxima fase da competição. O jogo da volta será no próximo mês.
PRIMEIRO JOGO
Como era esperado, a Macaca tomou iniciativa e aproveitou os espaços da defesa do Sol de América. Logo aos 6 minutos surgiu a primeira grande chance da equipe na triangulação entre Emerson Sheik e Renato Cajá. O camisa 10 recebeu na grande área e só não marcou porque teve sua finalização desviada por Mareco. Sem a presença de Lucca como referência, o time de Gilson Kleina, que foi comandado pelo auxiliar Juninho, optou por rodar os atacantes para confundir a defesa adversária.
Quando o Sol de América começou a esboçar uma reação e ficar mais atrevido, os atacantes Lins e Claudinho começaram a ficar mais ativos. Primeiro com Lins, aos 19 minutos, que recebeu na grande área e exigiu boa defesa de Silva. Depois, aos 23, foi a vez de Claudinho de longe fazer o goleiro do time paraguaio trabalhar. Mesmo com 10 escanteios e 67% no primeiro tempo, a Ponte Preta não conseguiu converter os números em gols. A defesa do clube paraguaio optava por parar o jogo com muitas faltas e impedia mais criatividade dos donos da casa.
SEGUNDO TEMPO
A atuação no segundo tempo começou abaixo tecnicamente. O Sol de América passou a dar mais trabalho para o goleiro Aranha e a torcida pontepretana ensaiou algumas vaias no Majestoso. Precisando pressionar o adversário, o auxiliar Juninho acatou a ordem de Kleina e promoveu a entrada de Negueba no lugar de Renato Cajá, que já estava cansando.
A partir do momento que foi para o abafa, restou a opção de arriscar de longe. E sobrou para o decisivo Emerson Sheik. Ele arriscou de longe aos 44 minutos do segundo tempo e venceu o goleiro Silva: vitória por 1 a 0. Agora, em Assunção, a Macaca poderá jogar pelo empate que avançará à próxima fase da competição para enfrentar o Sport ou o Arsenal, da Argentina.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA – Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Rodrigo e Fernandinho; Fernando Bob, Elton (Naldo) e Renato Cajá (Negueba); Claudinho, Lins e Emerson Sheik. Técnico: Juninho (Gilson Kleina estava suspenso)
SOL DE AMÉRICA – Silva; Olmedo, Victor Velázquez, Mareco e Gustavo Velázquez; Richard Franco, Aldo Vera, Rojas (Marcos Duré) e Martínez (Molinas); Arce (Díaz) e Giménez. Técnico: Fernando Ortiz
Gol: Emerson Sheik aos 44 minutos do segundo tempo
Árbitro: José Argote (Venezuela)
Cartões amarelos: Elton e Emerson Sheik (Ponte Preta); Rojas e Mareco (Sol de América)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Público: 4.503
Renda: R$ 69.000,00