No dia do aniversário da Ponte Preta, nesta quinta-feira (11) nada mais justo que o Só Dérbi recorde os principais feitos da história da Ponte Preta. De maneira democrática, vamos colocar neste post uma lista com os seis jogos emblemáticos da Macaca desde 1970, ano marcado por sua primeira participação no Torneio Roberto Pedrosa.
São especiais. Definiram novos rumos na história do clube. Ou colocaram a agremiação em novo patamar.
É uma lista definitiva? Longe disso. A história é dinâmica e incute critérios pessoais. Não seria diferente agora. Confira a lista e também inclua seu pitaco na área de comentários seja do site como do Facebook:
1- Corinthians 1 x 2 Ponte Preta (09/10/1977- Campeonato Paulista)- A partida tem ingredientes marcantes. Foi o maior público da história do Morumbi com 146.082 pagantes. Dicá teve uma atuação soberba, anotou um gol e comandou o espetáculo. Adiou a decisão do Paulistão para o dia 13 de outubro.
2- Grêmio 0 x 1 Ponte Preta ( 26/04/1981- Campeonato Brasileiro) – Era semifinal de Campeonato Brasileiro. A Alvinegra tinha perdido o jogo inicial por 1 a 0 e o quadro parecia perdido. O público do Estádio Olímpico mostrava um recorde de 98 mil pagantes. Pois foi com o atacante Osvaldo que a Macaca calou o estádio. A Macaca pressionou até o último minuto e a partir dali decretava: não queria sair do espaço entre os gigantes.
3- Ponte Preta 2 x 0 Fortaleza ( 14/12/2003- Campeonato Brasileiro)- Tudo conspirava contra. Salários atrasados, jogadores que pediam para sair e dirigentes com dificuldades para administrar uma situação financeira calamitosa. No entanto, um técnico persistente (Abel Braga) e um diretor de futebol de pulso firme (Marco Antonio Eberlim) e um punhado de jogadores abnegados (Adrianinho, Dario Gigena e Adrianinho) assegurou a permanência na primeira edição do Brasileirão por pontos corridos.
4-Guaratinguetá 1 x 2 Ponte Preta ( 19/04/2008- Semifinal Campeonato Paulista)- Tudo parecia perdido com o gol de Nenê. Pois Luís Ricardo de cabeça, Vanderlei decretou a virada e de quebra Aranha fechou o gol e ainda pênalti. Uma passagem para a final em clima de emoção. Inesquecível.
5-Velez Sarfield 0 x 2 Ponte Preta (07/11/2013- Copa Sul-Americana)- Após o empate por 0 a 0 no jogo de ida, no Majestoso, o quadro parecia definido. A Macaca só devia ser inteligente para explorar o nervosismo do time argentino, dependente da vitória para passar ás semifinais. Dito e feito. Com jogadores como Rildo, o goleiro Roberto e figuras como os laterais Artur e Uendel, o volante Magal, o atacante Chiquinho e atacante, Leonardo, a Alvinegra venceu por intermédio dos gols anotados por Elias e Fernando Bob fez história. Talvez a vitória de maior repercussão na história da Macaca.
6- Ponte Preta 1 x 1 Lanús (04/12/2013- Copa Sul-Americana) – Os lances, os gols de Goltz e Fellipe Bastos ficaram em segundo plano diante da divulgação da renda e do público. Uma arrecadação de quase R$ 590 mil proporcionada por 28.244 pagantes. No estádio do Pacaembu. Em São Paulo. Um mar de gente. Inesquecível.
(texto, pesquisa e reportagem: Elias Aredes Junior)