Em 2009 ele foi eleito pelo jornal espanhol Mundo Desportivo como o pior atacante do mundo. Sete anos depois, desbanca craques como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar na corrida pela Chuteira de Ouro, prêmio entregue ao maior goleador das ligas europeias. O atacante Jonas, revelado no Guarani em 2005, conduz o Benfica na caça ao líder Sporting no Campeonato Português e chegou aos 21 gols na competição, o suficiente para ocupar o segundo lugar entre os principais artilheiros do mundo.
A liderança é do atacante argentino Gonzalo Higuain, do Napoli, que tem 22 gols no Campeonato Italiano. Luis Suarez, em terceiro, fecha o pódio. O sistema de pontuação para a Chuteira de Ouro é o seguinte: de acordo com o ranking da UEFA, cada gol marcado nas principais ligas avaliadas pela entidade (Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal) vale dois pontos. Nas demais ligas o gol é multiplicado por 1,5.
Em entrevista ao diário português A Bola, o ex-bugrino afirmou viver o melhor momento da carreira. Aos 31 anos, Jonas ainda sonha com uma oportunidade na Seleção Brasileira. “Vivo o meu melhor momento, sem dúvida. Estou mais maduro e preparadíssimo para voltar à Seleção Brasileira. Estou pronto, quero muito a Seleção outra vez”, completou.
Criado em Bebedouro, no interior paulista, Jonas começou mais tarde do que o comum nas categorias de base e por isso faz questão de mencionar a participação do Guarani neste grande momento. “Foi onde tudo começou para mim. Eles fizeram algo que não é comum. Não é em todo lugar que dão oportunidade para um jogador iniciar com 20 anos. Foi assim comigo no Guarani. Eu não tinha passado por categorias de base, mas eles acreditaram no meu potencial e hoje estou aqui”, explicou o jogador do Benfica.
Para quem quiser acompanhar Jonas, ao vivo, o atacante estará em campo no domingo de Carnaval, 14h, na partida entre Benfica e Belenenses. (reportagem e texto de Júlio Nascimento)