O atacante Lucca vive o melhor momento da carreira. Sua média na Ponte Preta é de aproximadamente 0,5 gols por jogo. Em quase 40 partidas com a camisa na Macaca, chegou a 20 tentos na vitória da equipe por 3 a 1 contra o Sol de América, no Paraguai, pela Copa Sul-Americana. Além de superar o ex-companheiro William Pottker como artilheiro da equipe na atual temporada, entrou para uma lista histórica dos goleadores da equipe no século.
Na contagem desde 2001, a lista é encabeçada por Washington (que é o quinto maior artilheiro do clube) com 59 gols. Roger, atualmente no Botafogo, aparece no segundo lugar com 47. O terceiro lugar é dividido entre Renato Cajá e William Batoré. Cada um marcou 43 vezes com a camisa pontepretana. Logo atrás o último artilheiro da Macaca em uma edição de Campeonato Brasileiro. Após brilhar em 2016 e 2017, Pottker deixou a Ponte Preta com 24 gols marcados. Ele é seguido por Lucca, agora com 20, que ainda aparece atrás de Macedo, que tem 21.
A oportunidade de ultrapassar Macedo será no próximo domingo, 16h, no Majestoso. A Macaca recebe o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro e como Lucca é a grande referência da equipe tem chances de deixar o dele. Com mais seis meses de contrato e na briga pela artilharia, não há quem duvide que o atacante possa se aproximar de William Pottker – seu companheiro de ataque durante o Campeonato Paulista. Agora, a dobradinha é com Emerson Sheik.
O ranking histórico da Ponte Preta é liderado pelo maior ídolo do clube. Dicá, com 154 gols, aparece isolado na ponta da lista dos artilheiros e dificilmente será ultrapassado. Paulinho, com 137, e Chicão com 105, fecham o pódio. Eles são seguidos de Silas com 86 e Washington, que somado aos outros anos antes de 2001, marcou 83 gols ao todo.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)