Responsável por pesquisar sobre as finanças dos clubes brasileiros e exibir as tendências do continente europeu, a Pluri Consultoria instituiu um mecanismo chamado Torcedômetro, que com base em pesquisas realizadas em âmbito nacional e regional e junto com os trabalhos demográficos do IBGE determinar o tamanho exato da torcida de cada clube.
De acordo com Fernando Ferreira, o instrumento captou que existem no Brasil 272 mil torcedores pontepretanos e 184 mil torcedores bugrinos. “É bom deixar claro que esse dado é válido para aqueles que respondem a pergunta de qual a sua primeira opção de time . Excetuando-se as crianças muito pequenas”, afirmou o presidente da Pluri Consultoria.
Nem bugrinos e pontepretanos no entanto, estão no grupo das 50 maiores torcidas do Brasil. O 50º lugar está com o Figueirense, com 397.911 torcedores. A maior torcida do Brasil é do Flamengo com mais de 37 milhões de torcedores.
Fernando Ferreira já anunciou que um novo trabalho será feito para detectar qual a segunda opção de cada torcedor em todas as regiões. “O Corinthians é a maior torcida da região (de Campinas) e lógico que se fosse perguntado a esses torcedores qual a segunda opção é lógico que apareceriam muitos fãs de Ponte Preta e Guarani”, explicou Fernando Ferreira. O trabalho será divulgado em breve.
Pesquisas de opinião e trabalhos para aferir o tamanho das torcidas de Campinas sempre produziram controvérsias. Em agosto de 2016, uma cervejaria encomendou uma pesquisa para aferir o tamanho das torcidas na Região Metropolitana de Campinas e gerou revolta no torcedor bugrino.
(Elias Aredes Junior)