Uma viagem pela história de Guarani x Portuguesa

0
2.052 views

Para conseguir a sua recuperação na Série A-2 do Campeonato Paulista, o Guarani terá a missão de desbancar a Portuguesa, em jogo marcado para sexta-feira, às 21h30, no Estádio Brinco de Ouro. A história já ensinou por diversas vezes que a Lusa é um oponente cruel, capaz de aprontar e inverter planos e ambições bugrinas.

Basta verificar que, no retrospecto geral são 49 vitórias bugrinas, 44 empates e 70 triunfos da Portuguesa, com 210 gols pró e 260 gols contrários. Se fizermos um recorte apenas nesta década, em cinco jogos, o Guarani tem duas vitóriaS e a Lusa outras três. O quadro só fica melhor ao se verificar o retrospecto dentro do Brinco de Ouro, pois são 37 vitórias do alviverde, 23 empates e 20 derrotas para a Lusa.

Para quem gosta de história, vamos recordar um dos jogos que o Guarani teve sucesso. No dia 08 de fevereiro de 2012, o bugre venceu a Lusa por 1 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Paulista. O gol na ocasião foi anotado por Ronaldo, atacante que tinha sido dispensado pelo oponente e que na ocasião fez o papel de carrasco.

A expectativa é que apareça um novo carrasco para fazer a alegria do torcedor bugrino. Confira a íntegra do texto de autoria de Thiago Rovedo e publicado no jornal Tododia, no dia 09 de fevereiro de 2012. O link para o texto está no final.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)

Confira o texto:

O Guarani conseguiu mais um grande resultado que o manteve entre os melhores do Campeonato Paulista. Jogando na noite de ontem no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela sexta rodada, contra a Portuguesa, o time só acordou no segundo tempo, quado brilhou a estrela de Ronaldo contra o ex-time. O atacante fez o gol da vitória por 1 a 0.

O Guarani chegou aos 13 pontos. Enquanto isso, a Portuguesa completou seu terceiro jogo sem vencer, ficando com apenas com seis, na zona intermediária, para a insatisfação do técnico Jorginho.

Em um primeiro tempo pouco ousado das duas equipes, a Portuguesa ofereceu mais perigo ao Guarani. Mesmo jogando em casa, o Bugre se limitou aos contra-ataques e os poucos bons momentos de Fumagalli em campo. Porém, ninguém foi competente o bastante para abrir o placar.

A única grande chance do Bugre aconteceu logo aos 6min. Bruno Recife tocou para Fumagalli, que cruzou para Ronaldo. O atacante do Bugre cabeceou para cima e a bola saiu, tirando tinta do travessão de Weverton, que se esticou todo, mas não conseguiu fazer a defesa.

A Lusa foi responder aos 20min, em uma chance perdida após escanteio. Henrique encontrou Rogério, livre na área. O zagueiro cabeceou com muito perigo e a bola passou na frente de Marcelo Cordeiro, que não conseguiu completar. A bola saiu tirando tinta da trave.

Na etapa final, o jogo mudou bastante, e quem buscou mais o ataque foi o Guarani, e o resultado disso não demorou para aparecer. Aos 9min, Danilo partiu pela ponta esquerda, fez cruzamento, e após um bate e rebate da zaga da Portuguesa, Ronaldo apareceu para a conclusão, abrindo o placar para os donos da casa. Ele veio ao Bugre após não ser aproveitado na Lusa.

Logo em seguida, novamente em um cruzamento para a área da Portuguesa, o goleiro Weverton saiu mal, Fabinho passou a bola para Ronaldo, livre, que tentou uma bicicleta, mas errou o alvo. Depois disso, A Lusa chegou a fazer um gol, aos 37min, com Rafael, de cabeça, mas o árbitro marcou impedimento.

Na próxima rodada, O Bugre segue jogando no Brinco de Ouro, e vai receber o Paulista, às 17h de domingo. A Portuguesa vai jogar no Estádio do Canindé, às 19h30 do mesmo dia, contra o Botafogo.

http://anterior.tododia.uol.com.br/?TodoDia=esportes&Materia=646717&dia=09&mes=02&ano=2012

FICHA DO JOGO

GUARANI

Emerson; Oziel, Neto (Rodrigo Arroz), Domingos e Bruno Recife; Wellington Monteiro, Fabio Bahia, Danilo Sacramento e Fumagalli (Willian Favoni); Fabinho e Ronaldo (Bacabal). Técnico: Osvaldo Alvarez.

PORTUGUESA

Weverton; Luis Ricardo, Renato (Gustavo), Rogério e Marcelo Cordeiro; Léo Silva, Guilherme (Maylson), Boquita (Vandinho), Henrique e Raí;

Rafael Oliveira. Técnico: Jorginho.

 

Gol: Ronaldo aos 08 minutos do segundo tempo

Renda: R$ 48.606,00.

Público: 4399

Cartões Amarelos: Renato (10/1º), Neto (35/1º), Fabinho (39/1º), Wellington Monteiro (12/2º), Boquita (25/2º), Vandinho (36/2º) e Danilo Sacramento (45/2º).

Árbitro: Raphael Claus

Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas