Figura histórica do jornalismo esportivo campineiro, Brasil de Oliveira ganhará documentário sobre sua vida e obra

0
2.342 views

Reconhecido como um dos principais jornalistas esportivos da história da região de Campinas, o comentarista esportivo Brasil de Oliveira, falecido em 10 de setembro de 1996, ganhará um documentário por parte do cineasta Flávio Carnielli.

O custo da obra será de R$ 120 mil reais e será bancada por intermédio do Programa de Incentivo a Cultura do Estado de São Paulo, o Proac, que funciona por meio de patrocínios subsidiados pelo Estado: as empresas que concordam em patrocinar projetos aprovados recebem de volta o valor investido, na forma de isenção do ICMS devido.

Em entrevista ao Só Dérbi, o cineasta afirmou que sempre foi fã do trabalho de Brasil de Oliveira e que era ouvinte assíduo do programa “Você pergunta e o Brasa Responde”, que era transmitido aos domingos na década de 1990 pela Rádio Central. No programa, Brasil de Oliveira contava causos do futebol e respondia perguntas dos ouvintes, além de executar hinos de clubes. “Ele fazia tudo de cabeça, na hora, sem Google ou qualquer auxilio. Era incrível”, disse o cineasta, que pretende iniciar a produção ainda neste ano. “Sempre me interessou o rádio e o esporte de Campinas por produzir figuras muito peculiares. O Brasil se encaixava neste perfil”.

Segundo ele, o roteiro terá como ideia base a reconstrução do último dia de vida do jornalista, em que ele circulará pelas ruas de Campinas e de quebra recordará os fatos mais importantes de sua vida. As informações já foram obtidas em uma série de entrevistas feitas com personalidades do mundo do esporte que de um jeito ou de outro foram ligados ao cronista esportivo.

Um dos focos será a de retratar o “Sentimento” equipe com jogadores profissionais montado por Brasil de Oliveira e que percorria o inteiro de São Paulo no mês de dezembro para ações beneficentes. Raí, Estevam Soares e o atual treinador da Seleção Feminina, Oswaldo Alvarez, eram alguns dos participantes do projeto.

A intenção, de acordo com Carnielli, é contratar um ator para desempenhar o papel, mas ele ainda não está definido.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)