As viagens da Ponte Preta ao Nordeste, nos últimos cinco anos, não trazem boas lembranças ao torcedor. Entre Campeonato Brasileiro – Série A e B -, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, a Macaca soma 16 partidas em território inimigo neste período e 44.4% de aproveitamento: seis vitórias, cinco empates e sete derrotas.
O duelo inesquecível – e que ainda traz frustrações ao alvinegro – foi diante do Náutico, na última rodada da segunda divisão de 2014. Na oportunidade, a Ponte disputava pelo título com o Joinville, mas empatou em 1 a 1 com o Timbu, com Adrianinho desperdiçando oportunidade clara nos acréscimos, e amargou o vice-campeonato
As idas às terras nordestinas também trazem boas recordações. No último encontro com o Sampaio Corrêa, adversário da próxima segunda-feira, houve empate sem gols nos dois jogos pela terceira fase da Copa do Brasil deste ano. Nos pênaltis, a estrela do goleiro Ivan brilhou e a Macaca garantiu classificação soada fora de casa.
Nesta Série B, entretanto, os comandados de Doriva estão invictos como visitante: duas vitórias (Criciúma e Guarani) e um empate (Vila Nova.
2014
Ceará 3 x 2 Ponte Preta – Série B
Santa Cruz 2 x 1 Ponte Preta – Série B
Sampaio Corrêa 3 x 3 Ponte Preta – Série B
América-RN 0 x 2 Ponte Preta – Série B
Icasa 0 x 1 Ponte Preta – Série B
ABC 0 x 2 Ponte Preta – Série B
Náutico 1 x 1 Ponte Preta – Série B
2015
Moto Club 1 x 2 Ponte Preta – Copa do Brasil
Sport 1 x 1 Ponte Preta – Série A
2016
Vitória 1 x 1 Ponte Preta – Série A
Santa Cruz 0 x 3 Ponte Preta – Série A
Sport 1 x 0 Ponte Preta – Série A
2017
Campinense 0 x 2 Ponte Preta – Copa do Brasil
Vitória 3 x 1 Ponte Preta – Série A
Sport 0 x 0 Ponte Preta – Série A
Sport 3 x 1 Ponte Preta – Copa Sul-Americana
Bahia 2 x 0 Ponte Preta – Série A
2018
Sampaio Corrêa 0 x 0 Ponte Preta – Copa do Brasil
Náutico 1 x 0 Ponte Preta – Copa do Brasil
Para a partida de segunda-feira, a comissão técnica pontepretana deve ter dois desfalques. Com lesão muscular na coxa esquerda, Orinho está na fase final de recuperação e é dúvida. Outro que corre risco de não ficar à disposição é Felippe Cardoso. O atacante tem problema no púbis e está entregue ao Departamento Médico.
(texto e reportagem: Eduardo Martins e Lucas Rossafa/foto: Ponte Press)