Penalidades máximas tornaram-se sérios problemas para a Ponte Preta na temporada, os quais ficaram ainda mais evidentes no empate com o Sampaio Corrêa. Depois de oito meses de competições, apesar do 60% de aproveitamento na marca da cal, a Macaca tem pecado na falta de pontaria e passou a colher frustrações nesse fundamento.
As estatísticas mostram que, dos cinco pênaltis cobrados no ano, três delas tiveram endereço certo. As duas restantes, porém, foram caracterizadas pela falta de pontaria. Yuri, em duelo válido pelo Troféu do Interior, mandou longe a cobrança na vitória em cima do Mirassol, no Estádio Moisés Lucarelli. Posteriormente, Danilo Barcelos errou na força e na altura e colocou a bola no travessão. Isso significa que, por enquanto, os jogadores alvinegros ainda não exigiram nenhum defesa do goleiro adversário.
Por outro lado, os oponentes têm sido praticamente letais quando enfrentam Ivan. Titular absoluto desde janeiro, o camisa 1 salvou a pátria em dois dos seis assinalados pela arbitragem. Em números, o prata da casa tem 28.5% de aproveitamento nesse quesito. Ele foi o responsável, justamente na sua estreia da temporada, por garantir o triunfo da Macaca diante do Corinthians, no Pacaembu, quando parou Jadson. Em junho, cometeu falta dentro da área em cima de Niltinho, no empate com o CSA, mas se redimiu e espalmou a batida do atacante alagoano.
Pênaltis a favor da Ponte Preta em 2018
- Ferroviária 0 x 2 Ponte Preta – Gol de Yuri
- Ponte Preta 2 x 0 Mirassol – Yuri chutou para fora
- Mirassol 1 x 1 Ponte Preta – Gol de Marciel
- Ponte Preta 1 x 1 Vila Nova – Gol de Danilo Barcelos
- Ponte Preta 0 x 0 Sampaio Corrêa – Danilo Barcelos chutou no travessão
Pênaltis contra a Ponte Preta em 2018
- Corinthians 0 x 1 Ponte Preta – Ivan defendeu a batida de Jadson
- Náutico 1 x 0 Ponte Preta – Gol de Júnior Timbó
- Guarani 2 x 3 Ponte Preta – Gol de Rondinelly
- Ponte Preta 1 x 1 CSA – Ivan espalmou chute de Niltinho
- Londrina 1 x 0 Ponte Preta – Gol de Dagoberto
- Ponte Preta 2 x 2 Avaí – Gol de Guga
- Atlético-GO 2 x 0 Ponte Preta – Gol de Tomás Bastos
Clique aqui e veja mais notícias da Macaca.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa)