Chegada em final de Paulistão, possibilidade de título e trapalhadas da diretoria da Ponte Preta. Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa!

13
1.152 views

Incrível como muitos brasileiros tem atração pela adesão ao poder. Qualquer um. A Ponte Preta merecidamente disputa a final do Campeonato Paulista e internautas e torcedores reivindicam que este portal Só Dérbi conceda um salvo conduto a atual diretoria.

Que o autor destas linhas passe de um dia para a noite  a elogiar a diretoria  pelo fato de chegar a decisão. Antes de iniciar esta reflexão vou usar uma frase para explicar meu pensamento. A frase é simples: acertos do presente não apagam os erros do passado.

A diretoria da Ponte Preta vacilou sim na gestão do futebol. Só não vê quem não quer. Começou na escolha de um técnico que não teria a mínima condição de conduzir um time de ponta. Felipe Moreira armou uma equipe fraca, com posicionamento deficiente e adepta da ligação direta. Um horror.

Pergunta: quem colocou o rapaz ali? Foi Nostradamus? O profeta Isaías? Foi a diretoria. Com nome e sobrenome: Vanderlei Pereira, Hélio Kazuo, Giovanni Di Marzio e o presidente de honra, Sérgio Carnielli. Erraram. Tais nomes citados são honestos, decentes e querem o bem da Ponte Preta. Mas erram. Como qualquer ser humano.

Após o vexame na desclassificação na Copa do Brasil para o Cuiabá, a Macaca passou duas semanas indecisas e com inúmeras trapalhadas para a escolha do novo técnico. Que culminou com a contratação relâmpago e desastrada de Adilson Baptista, repudiado pela torcida. Negócio desfeito de modo imediato.

Pergunta que não quer calar: quem autorizou Gustavo Bueno a fazer a contratação? Zeus? Getúlio Vargas? JK? Não: foi a diretoria da Ponte Preta e os nomes citados acima. Erraram. De novo.

Algo precisa ser dito: o acerto, o golaço da contratação de Gilson Kleina só aconteceu por obra e graça da teimosia (bendita, neste caso) de Sérgio Carnielli. Desde a demissão de Felipe Moreira não era outro o nome em sua mente. Pelo palpite dos outros dirigentes poderia aparecer qualquer outro profissional: Enderson Moreira, Ney Franco, etc…E a torcida certamente torceria o nariz. Fato.

Para quem nunca frequentou os bastidores de um clube de futebol deveria saber algo básico: por vezes, é possível dissociar as trapalhadas da diretoria daquilo que é feito no vestiário. Em 2003, por exemplo, a Ponte Preta quase caiu para a Série B e se não fosse a determinação e pulso firme do técnico Abel Braga e do então diretor de futebol Marco Antonio Eberlim nos vestiários, a vaca teria ido para o brejo. Na ocasião, os salários estavam atrasados e o clube estava um caos. De quem era a culpa? Da torcida é que não era.

Este bloco ufanista na defesa da diretoria da Ponte Preta quer a isenção da diretoria assim como a mãe que perdoa o filho por ter colocado fogo na cama em virtude de no mesmo dia ter tirado nota 10 na prova de Matemática. Como diria o filósofo contemporâneo: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Os míopes insistem em não querer colocar o óculos do discernimento. Paciência.

(análise feita por Elias Aredes Junior- Foto de Fábio Leoni-Pontepress)

13 Comentários

  1. Momento tão importante para o clube e para a cidade e uma colocação desnecessária como essa! E você só agora viu isso? Ou quer aparecer mais do que a Ponte Preta?

  2. Praticamos jornalismo. Fica a dica: você com toda a razão torce e fica emocionado na arquibancada. Nós fiscalizamos o poder. Ado, ado, ado, cada um no seu quadrado.

  3. Elias, eu ja esperava que você escrevesse algo nessa tônica. Afinal, dar o braço a torcer é reconhecer um certo exagero em suas criticas e fazer o Mea Culpa não é algo fácil – por mais nobre que seja.
    Esses erros que você citou da diretoria são óbvios e nenhum pontepretano (esquerda ou direita) discorda de você. Mas devemos lembrar uma coisa, um campeonato é como uma corrida. É normal e ate natural que a diretoria erre nesse percurso (contratando um jogador ou treinador equivocadamente) e a comissão tecnica também cometa erros (escalando um jogador que não renda o esperado ou adotando uma formação tática que não funcione). Mas o que coroa o trabalho tanto de uma corrida quanto de um campeonato são os resultados.
    Ouve erros, sim! Qual foi a reação da diretoria frente a esses erros? Positiva ou negativa? Positiva!
    Portanto, se a Ponte Preta chegou na final do Paulista significa que o trabalho (por mais torto que tenha começado) foi bem feito. Independente do resultado da final!
    Os critérios que temos que julgar a diretoria são diferentes dos critérios que temos que julgar a comissão tecnica que são diferentes do julgamento aos jogadores. Por vezes você coloca a culpa do pênalti mal batido no presidente de honra! Eu me reservo ao direito de não concordar. Simplesmente isso!
    Ah, outra coisa, você só citou na matéria apontamentos bem leves que você fez a diretoria esse ano ne? Foi bem seletivo nessa escolha ne? Eu poderia citar varias outras criticas (pesadas) que você fez a diretoria que foram (ao meu ver) bem descabidas mas ok. Não vamos transformar isso em algo pessoal e nem se trata de quem esta certo ou errado. Afinal, opiniões cada um tem a sua ne?
    Mas se “vários internautas e torcedores reivindicam que este portal Só Dérbi conceda um salvo conduto a atual diretoria” quer dizer alguma coisa não? E outra, sabemos que nessa frase acima, onde se lê “Portal Só Derbi” leia-se “Elias Aredes” correto? Afinal, você é o único que massacra a diretoria alvinegra aqui.
    Será mesmo que todo mundo esta de implicância contigo ou você implicou demais com a diretoria esse começo de ano?

  4. “Praticamos jornalismo. Fica a dica: você com toda a razão torce e fica emocionado na arquibancada. Nós fiscalizamos o poder. Ado, ado, ado, cada um no seu quadrado”.

    é dever e direito do torcedor também fiscalizar o jornalista e sua conduta, ao menos que este é taxativo e não tolera criticas, como é o caso do Jornalista Elias Aredes, que bloqueia quem o critica, sim deleta , não tolera e simplesmente como um ditador da mídia bloqueia o acesso do torcedor que não concorda com a sua opinião.
    Estamos de olho , tu fica aí com seu espaço na mídia, porém sabe que agindo assim só aumenta a rejeição nos bastidores.
    Quem critica, como no post acima por exemplo, deve ao menos saber aguentar a critica, o que não é o seu caso, isso porque vivemos em plena democracia né, ops, menos aqui neste portal, onde acredito que até essa resposta não será tolerada.

  5. Quem é mal educado e usa insulto sempre será deletado e bloqueado. Democracia tem direitos mas também deveres…

  6. A sua perseguição Samuel tem um motivo que não vou revelar…Por que vc não vai revelar…Mas como você mesmo sabe vamos resolver seus ataques e calunias em outra esfera, ok…só aguardar…

  7. Cuidado Douglas! Voce sera processado! Voce pode expressar sua ira e xingar ate o presidente da republica mas nao pode chamar o Elias de babacão!

  8. Perseguição minha com você? Infelizmente o mu do não gira em torno do seu umbigo sabia? Voce parece aquela crianca mimada que é filho unico e é a dona da bola e quando se sente contrariado para o jogo e leva a bola embora. Tome as medidas que achar que deve tomar contra mim. Quem ira cair no rudiculo é voce e consequentemente o portal So Derbi por corroborar com sua narcisista decisão de processar um leitor do portal.
    Veja o tanto de pessoas que reclamam de voce pelos mesmos motivos que eu… E ai, vai processar o mundo? Chego a ter pena de voce… Quer que te respsitem pelo temor de um processo… ridiculo.
    Voce nem deve ter lido meu comentario se nao, nao teria dado essa resposta.

  9. veja o tom da sua resposta e dos seus insultos para saber que o narcisista está longe de ser um dos responsáveis pelo site…
    E cabe processo sim…Ou você esqueceu os xingamentos dirigidos a mim neste portal? Democracia é ótimo, mas tem limites e deveres…É aquela história: quem sempre dá ordem aos outros, sempre olha os outros de cima para baixo não gosta de ser contrariado. Normal…

  10. Olha por incrivel que pareça eu nao xingei e tb ja fui “ameaçado” de processo , e ofendido.
    Alem do mais fui excluido do portal.
    Isso foi o q mais me chamou a atenção, pq ele sempre meteu o pau em muitas pessoas, porém nao aceita criticas.
    Enfim, que façamos a * fiscalização sim desses jornalistas.
    Somos torcedores e nossa função não é apenas torcer como ele diz, temos o direito de ter uma opinião contraria a alguns setoristas da Ponte.
    Elias quando quiser discutir democraticamente será um prazer , estou a disposição.
    Se for processar estou a disposição tb, lembre-se ameaça tb é crime meu caro, e vc ofende em varios comentarios tb.
    Se quiser um dia conversar como adultos estou a disposição.
    Afinal essa troca de bla bla pela Net ja encheu o saco rs.
    Não sou sujeito mal, vc não compreende uma divergência de opinião.
    Ao meu ver o momento é de fechar com o time, ir até o fim atras do nosso sonhado titulo, e não semear essas picuinhas.

  11. Se vc quiser conversar de modo civilizado estou na Rádio Central e no Sindicato dos Eletricitários no periodo da tarde. Reforço: de modo civilizado, sem ofensas e agressões…

  12. Gostaria de dar uma humilde sugestão ao pessoal deste portal democrático, Elias você comenta quando os posts dos leitores quando se sente ofendido ou contrariado mais quando elogiamos ou no meu caso quando disse sobre a possibilidade de contratar Riascos ninguém no caso do moderadores deste portal comentou.
    Vamos deixar de rusgar e entreter mais com os leitores e claro sempre cordialmente sem piadas sem graça tipo “cada um no seu quadrado”.
    Espero que me responda.
    Cordialmente
    Alexandre

  13. Alexandre, estou de olho em todos os comentários. E queria lhe agradecer pelas contribuições inteligentes e sensatas e pelas críticas com conteúdo, sem ódio ou revanchismo. E uso a piada para ser mais enfático. Em respeito a você e aos milhares que vem por aqui prometo que tentarei me controlar e aqueles que acho que passou do ponto vou simplesmente deletar o comentario. Mas obrigado por sempre aparecer por aqui.