Como o Guarani pode crescer para se equiparar ao tamanho de sua torcida aos principais concorrentes da Série B?

17
2.489 views

Toda vez que uma pesquisa é divulgada a torcida do Guarani fica contrariada. Chateada ao extremo. No primeiro levantamento, encomendado pela Brasil Kirin no ano passado, o índice averiguado foi de 3%. O que gerou um espiral de ódio e ressentimento na diretoria e no Brinco de Ouro. Qual seria a solução? Pedir o apoio de empresários para financiar uma outra pesquisa para checar se o índice é o adequado ou se existem distorções. Nada disso. Preferem fugir da realidade. Uma pena.

Meses depois, outros institutos, como a Paraná Pesquisas e o Instituto Carlos Guimarães demonstram que o Guarani tem 6,3% da preferência. Ou 73.922 torcedores em Campinas e aproximadamente 195 mil torcedores na região metropolitana. É pouco comparado a história do Guarani? Sim, é.

Só que alguns fatores devem ser levados em consideração. Em primeiro lugar, a preferência do Corinthians com 20% da preferência em Campinas. Não há como ignorar os resultados dentro de campo. Desde 2001 foram nove rebaixamentos e quatro anos de estadia tanto na Série C como na Série A-2 do Paulista. Ou seja, o Guarani foi tirado da principal vitrine do futebol nacional. Automaticamente, existe uma dificuldade natural para buscar novos torcedores e ampliar o seu alcance.

Se existe uma noticia boa nesta história toda é que uma parte dos concorrentes não tem um amplitude tão grande que faça o Guarani ser um personagem inexpressivo no futebol nacional.

Este jornalista pesquisou em levantamentos feitos pelo Ibope, Pluri Consultoria e Paraná Pesquisas sobre o tamanho das equipes que pelo menos estiveram uma temporada na divisão de elite do futebol brasileiro desde que foi instalada a fórmula de pontos corridos.

O único time sem qualquer dado sobre o tamanho de sua torcida é o Criciúma. Confira os outros dados apurados pela Paraná Pesquisas, Pluri Consultoria e Instituto Carlos Guimarães:

 Tamanho de torcida dos clubes da Série B

Internacional (RS): (2,7% em âmbito nacional): 5.520.167 torcedores

Ceará (1,1% em âmbito Nacional): 2.248.957 torcedores

Santa Cruz: (0,7% em âmbito nacional): 1.431.154 torcedores

Náutico (1,5% na região Nordeste): 803850 torcedores

Paysandu (2,2% nas regiões norte e Centro-oeste): 656878 torcedores

Goias: (1,7% de preferências nas regiões norte e centro-oeste): 507.587 torcedores

Figueirense (1,4% na região sul): 412.142 torcedores

Paraná (9% na cidade de Curitiba): 294.387 torcedores

Juventude: 78000 (dados de 2014 da Pluri Consultoria)

Guarani (6,3% em Campinas. Mesmo índice aplicado para a região metropolitana): 73922 torcedores em Campinas e 195.300

América Mineiro (2% na cidade de Belo Horizonte): 50.269 torcedores

 

As projeções foram feitas com base na projeção de uma população brasileira de 204.450.649 habitantes, na região nordeste com 53.590.000 habitantes e 29858094 ao fazer a soma das regiões norte e Centro-oeste.

O que dá para concluir é que independente daquilo que pensa os torcedores, é fato que a recuperação no gramado produzirá o retorno de torcedores e a melhoria de índices que façam o alviverde campineiro ficar do tamanho de equipes como Paraná, Figueirense, Goias, Paysandu e Náutico.

Pesquisas antes de serem contestadas devem servir de alicerce para a melhorias e alcance de novos mercados. Que a diretoria do Guarani deixe o rancor de lado e faça o raciocínio sobre algo tão óbvio.

(texto, reportagem e análise de Elias Aredes Junior)

17 Comentários

  1. O Guarani F C possui uma torcida muito qualificada !!!!!

    Isto é muito importante !!!!

    E o time jamais jogará sem torcida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Seja aonde for !!!!!

  2. Lembrando: o Guarani F C tem uma camisa que enverga varal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Único Campeão Brasileiro do interior !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Produziu craques : CARECA, AMOROSO, LUIZÃO, NETO, JOÃO PAULO, JÚLIO CÉSAR, AMARAL, EVAIR …

    TORNOU SUPER CONHECIDOS: RICARDO ROCHA, BARBIERI, BOIADEIRO, ZENON, DJALMINHA, EDILSON …

    etc…

    ABSOLUTAMENTE NINGUÉM TEM ESTE CURRÍCULO NO INTERIOR DESTE PAÍS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. UMA TORCIDA QUE AMA SEU CLUBE !!!

    NÃO IMPORTA O TAMANHO !!

    nÃO IMPORTA AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS !!!

    NÃO IMPORTA A SÉRIE QUE DISPUTA !!!

    NÃO IMPORTA SE A IMPRENSA APOIA OU NÃO A SUA RECUPERAÇÃO !!!

    NÃO IMPORTA NADA … SOMENTE A FAMÍLIA BUGRINA IMPORTA !!!!

    UMA TORCIDA DE PESO … DE AMOR…DE CORAÇÃO… QUALIFICADA !!!!

  4. Concordo com o Fernando. Não se pode apegar a números, a uma pesquisa cuja amostragem favorece a um time, normalmente a um time da capital com grande exposição na mídia, ou até mesmo erros de viés quando a pesquisa não é bem elaborada. Muitos institutos de pesquisa falham, um exemplo, o DataFolha, durante o período das manifestações contra o governo Dilma.

    Quando falamos de paixão, seja qual for o time, falamos de valor intrínseco, então é impossível quantificar. Não existe eu gosto 80% do time x. Não será um relatório que trará resposta para tudo ou a fórmula do sucesso.

    O Guarani tem que cuidar de sua torcida apaixonada, fiel que sempre esteve nos momentos bons e ruins, nunca abandonou o time, seja ela os 3 mil que foram no jogo de semi final contra o ABC (dos 6 a 0) ou os 30 mil que lotaram o Brinco na série B de 2005 contra o Avaí.

    O melhor marketing pessoal do clube é evitar erros e fracassos do passado, preservar a linda história do clube e tentar acertar ao máximo. Pés no chão e humildade neste momento d e reconstrução de clube.

  5. Neste momento eu vejo a diretoria do Guarani se articulando em 2 frentes, uma ligada ao futebol, tendo um cuidado maior e especial com as categorias de base e outra ligada para resolver questões emergenciais, dentre elas, resolver a questão da CND. A caminhada é longa, árdua, mas é o caminho certo a se percorrer.

  6. Sim, e não se esqueça da bela campanha na Libertadores e de outros grandes jogadores revelados na década de 90 início dos anos 2000. Renatinho, Elano, Edu Dracena, William bigode, Deco, Jonas, Mariano, Gléguer, Alex, Martinez, Xandão, Bruno Mendes, etc…todos crias da base do Guarani.

  7. MP 766/2017 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    É a solução das dívidas fiscais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Parcela e conseguirá a CND !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Depois poderá ter o patrocínio da CEF !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Inveja mata !!!!!

    Não tem título e quer discutir sobre futebol !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Como se fosse o maior entendido !!!!!!

    NUNCA SERÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    QUEM TEM MAIS VITÓRIAS EM DERBIS ???????????????

    QUEM ??????

  9. Ah, ah, ah agora só falta invadirem as pesquisas de torcidas (6% contra 12% da Ponte), os likes no Facebook (20 mil contra 250 mil da Ponte), o Torcedômetro (2300 contra 20000 da Ponte), e a média de público em casa (2900 contra 4500 da Ponte)