Dérbi em Campinas deve ter torcida única em 2018

5
2.031 views

Com a derrota da Ponte Preta, que sacramentou o rebaixamento ao Campeonato Brasileiro Série B, a cidade de Campinas voltará a ter o clássico local na próxima temporada – o último duelo aconteceu em 2013, quando a Macaca venceu por 3 a 1.

Assim como nos confrontos que envolvem as quatro maiores forças paulistas, o dérbi campineiro deve ter torcida única a partir do ano que vem. De acordo com o Blog do Ohata, do UOL Esportes, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) vai pedir junto à CBF, à Federação Paulista de Futebol e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva para que apenas o mandante receba seus torcedores. A decisão pode ser anunciada ainda neste ano.

Fontes internas do próprio Guarani também já confirmam a ciência do assunto. O capitão Salaro, da Polícia Militar, antecipou à imprensa, durante os conflitos no Moisés Lucarelli, que a medida seria adotada. Além do episódio de violência protagonizado diante do Vitória, parte da organizada já havia invadido o Aeroporto de Viracopos, em 25 de setembro, após derrota para a Chapecoense, para cobrar e agredir alguns jogadores publicamente.

A atitude tomada pelo MP dá-se pela falta de educação de alguns irresponsáveis dentro das praças esportivas. A justificativa, que tenta evitar o pior, controlando as regiões adjacentes dos estádios, comprova a falta de competência do setor público neste segmento. Além disso, as brigas externas precisam ser monitoradas com muito rigor, principal desafio dos militares no dia.

Por outro lado, é preciso deixar claro que dérbi com público único é prejudicial ao verdadeiro torcedor. A medida preventiva vai penalizar alviverdes e alvinegros do bem, aqueles que apreciam um clássico local bem jogado. Nesta perspectiva, uma grande pena! Quem paga pelos vândalos infiltrados são justamente as famílias e as crianças. Sai ano e entra ano, mas nada muda quando este é o assunto.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa)

5 Comentários

  1. Parabéns para a torcida da aapp que já é pequena e que com meia dúzia de vândalos babacas prejudicaram o Dérbi em 2018.

  2. Bando de animais, o que fizeram ontem foi inadmissível, esperamos punição exemplar para essa corja de bandidos travestidos de torcedores.

  3. Desde que me mudei para Campinas, em 2015, tenho vontade de assistir ao Derby.
    Todo ano torcia para as duas equipes se encontrarem nas divisões de elite do Paulista e do Brasileiro. Vai ser na Série B, mas mesmo assim estarei presente.
    Agora, eu e os demais torcedores de bem, teremos que nos contentar com um Derby “monocolor”.
    Lamentável!!

  4. Ridículo isso………é assinar o atestado incompetência.

    Existe um milhão de videos das confusões que já ocorreram com a torcida da Ponte e do GFC. São sempre os mesmos grupos. Será tão difícil de identificar essas pessoas? È tão difícil punir quem merece punição??

    Agora pessoas de bem, que contribuem com o clube terão de ficar fora do clássico.

    È muita sacanagem